seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

PIRAJU FORMA GRUPO DE TRABALHO PARA VIABILIZAR CENTRO DE HEMODIÁLISE

Postado à, 270 dias atrás | 4 minutos de leitura

PIRAJU FORMA GRUPO DE TRABALHO PARA VIABILIZAR CENTRO DE HEMODIÁLISE

A Prefeitura da Estância Turística de Piraju, através do DESAU - Departamento Municipal de Saúde, criou nesta semana um grupo de trabalho para viabilização do Centro de Hemodiálise de Piraju.

 

A primeira reunião aconteceu na última segunda-feira no Postão de Piraju, quando o Diretor de Saúde Paulo Sara apresentou a todos, os objetivos do grupo. O Centro de Hemodiálise de Piraju está sendo construído em um terreno próximo ao hospital, doado pela Associação Amigos da Saúde. No local anteriormente funcionava um estacionamento público.

O objetivo do grupo é que quando a obra estiver pronta o Centro possa funcionar corretamente para atender a toda a demanda da cidade e região.

 

Depois desse encontro,foi elaborado um decreto criando o grupo que tem como objetivo os seguintes itens;elaboração do Plano Assistencial de Atenção à Nefrologia, item indispensável para a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde; elaboração do Plano Operacional do serviço do Centro de Hemodiálise de Piraju, contendo a planificação de toda a estrutura médica, de enfermagem e de atendimento; levantamento dos equipamentos adquiridos pelo município para instalação no Centro de Hemodiálise e estudos de equipamentos complementares a serem adquiridos, bem como de todo o mobiliário e demais itens necessários para o seu bom funcionamento; elaboração do Termo de Colaboração ou outro instrumento a ser firmado junto à Sociedade de Beneficência de Piraju, ou outra entidade para a gestão do serviço além de outros estudos e medidas necessárias para a conclusão dos trabalhos.

 

O grupo foi criado a partir de uma ideia do prefeito José Maria Costa e do diretor de Saúde Paulo Sara que lançaram a sugestão de se criar esse grupo de trabalho reunindo diversas pessoas ligadas de alguma forma, não só à saúde, mas também a hemodiálise propriamente dita.

O projeto foi então apresentado à Diretora da DRS - VI BAURU -Departamento Regional de Saúde, Fabíola Leão  e foi bastante elogiado por ela. Fabíola disse que a ideia da criação do Centro de Hemodiálise em Piraju foi importantíssima, pois temos uma demanda muito grande pelo serviço nessa região do Estado de SP.

O grupo de trabalho ficou formado com os seguintes nomes:

Ericon Santos de Paiva – Chefe da Vigilância Epidemiológica;   

 Maria Fernanda Barberio – Diretora do Departamento de Projetos e Obras Públicas;     Gustavo Francisco Albanesi Bruno – Diretor do Departamento de Governo e Gestão;    

Genival Aparecido Borges – motorista do Departamento de Saúde;    

Danusa Batalha Piacenço – Assessora de Saúde Coletiva;     

 Dra. Yaeko Kawata – Médica;     

 Dr. Fernando Antonio Blanco Spínola – Médico e Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde;  

Luiz Fernando do Vale Moraes – membro titular representante dos prestadores de serviços ao SUS de Piraju junto ao Conselho Municipal de Saúde; 

Priscila Gióia – paciente usuária do SUS.

A paciente usuária do SUS que passa pelo procedimento de hemodiálise três vezes por semana na cidade de Ourinhos, relatou a sua dificuldade na locomoção e concluiu dizendo que a implantação do Centro aqui em Piraju trará uma melhora significativa na qualidade de vida de todos os usuários, incluindo a sua.