seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

Novos peixes mortos com manobras da UHE Paranapanema nestes dias

Postado à, 37 dias atrás | 2 minutos de leitura

Novos peixes mortos com manobras da UHE Paranapanema nestes dias
Um vídeo de uma área do trecho de corredeiras do rio Paranapanema abaixo da UHE da Enel situada na cidade mostra que ocorreram nas últimas horas mais mortes de peixes. Desta vez ao que foi informado por pessoas que estão de olho no caso o ensecamento da área teria ocorrido por um período de no máximo uma hora e em seguida foi normalizado o fluxo da água no local.
Segundo apuramos numa reunião realizada há cerca de um ano foi combinado que a vazão seria mantida a 100 m3 por segundo na média, e conforme se percebeu nesse horário em que houve essa queda na vazão frequentadores do local e o vereador José Carlos Garcia que está atento às manobras acima do trecho acreditam que pode ter sido reduzido a 20 m3, "o que é inaceitável, mesmo por um curto período".
Há um tempo atrás havia uma queda significativa no reservatório de Jurumirim, mas no momento houve um aumento da reserva em 54%. E assim mesmo abaixo do normal (os 100%) é bem mais que os menos de 20% de uma temporada anterior. Considerando que a CBA tem que soltar toda a água que chegar e o fato de que a suspensão na UHE Paranapanema foi rápida acredita-se que a manobra teria sido uma decisão isolada na usina da Enel.
Há informação de que existe uma demanda maior de energia elétrica durante o período noturno porque durante o dia muitas empresas  e residências hoje utilizam energia solar. Assim a demanda de dia seria bem menor. Como não tem como estocar a energia elétrica, de dia a vazão seria reduzida e à noite haveria uma preferência para as manobras de maior vazão do rio.
Se este caso vem acontecendo ou não e como se dá essa situação são questões que devem ser esclarecidas. 
Certo está o vereador José Carlos e todos aqueles que estão atentos ao fluxo de água no trecho de corredeiras do rio Paranapanema abaixo da barragem /ponte de Piraju.