seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

Curso de operação em manutenção de lavador e secador de café em Timburi

Postado à, 25 dias atrás | 2 minutos de leitura

Curso de operação em manutenção de lavador e secador de café em Timburi
Nesta semana foi realizado o curso de Operação e Manutenção de Lavador e Secador de Café em Timburi. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo instrutor, José Romeu Aith Fávaro na Fazenda São Luiz. O objetivo do curso é que os produtores e técnicos possam aprimorar na teoria e prática, o conhecimento sobre secadores e lavadores de café. Também visa capacitá-los para secagem de grãos, regulagem e manutenção dos equipamentos de beneficiamento do produto.
No processo de secagem no terreiro, ferramentas e máquinas são utilizadas para movimentar o café e a má utilização delas podem causar problemas na bebida, bem como aos trabalhadores. O curso abordou conceitos e técnicas para o manuseio destas ferramentas. Quanto maior o nível tecnológico das propriedades maior é a percepção dos riscos por parte dos empregadores e trabalhadores, por isso, as condições de trabalho são melhores e mais seguras. 
“Em tempos de economia e mercados globalizados e no âmbito interno é patente a maior exigência dos consumidores por alimentos seguros e sustentabilidade ambiental, daí os vários exemplos já ocorridos no Brasil quanto à imposição de barreiras não tarifárias. No sentido de conduzir a fase atual para uma situação mais confortável e competitiva urge a grande necessidade de instruir produtores rurais para uma mudança de hábito, costume, postura e atitude no trato dos produtos alimentícios, que será de grande valia inclusive para seu próprio benefício. Nosso objetivo com o apoio da administração municipal é capacitar a mão de obra em Timburi, por isso motivo estamos realizando vários cursos voltados aos agricultores e pecuaristas”, salientou o coordenador da agricultura Moacir Ambiel. 
Essa é mais uma qualificação fruto da parceria entre SENAR, Sindicato Rural de Piraju e Prefeitura Municipal de Timburi.
Fonte: COMUNIC 
O instrutor José Romeu Aith Fávaro com participantes do curso
Aulas foram ministradas na Fazenda São Luiz
Participantes tiveram aulas