seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

Contemplando: Yolanda Assaf Guerra terá nome de rua em novo loteamento

Postado à, 97 dias atrás | 3 minutos de leitura

Contemplando: Yolanda Assaf Guerra terá nome  de rua em novo loteamento
O Loteamento Silvia da Motta Porto vai receber o nome de Yolanda Assaf Guerra.
Yolanda Assaf Guerra nasceu em Piraju . 
Yoyo, como sempre foi chamada, se formou em magistério e foi professora durante anos. 
Lecionou na Fazenda Ataliba Leonel para onde se locomovia por meio do saudoso trem. 
Dona dos olhos verdes mais lindos que já vimos, casou-se com Israel dos Santos Guerra. Nesta época começou a formar sua família. 
Teve 7 filhos  com idades bem aproximadas. Foi quando deixou de lecionar para cuidar das crianças. Anos depois se tornaria uma das comerciantes  mais simpáticas de Piraju. Com uma loja de brinquedos e eletrodomésticos,  Yolanda recebia os clientes com muita alegria. Algumas pessoas frequentavam a loja só para tomar um cafezinho. 
Só não contava que a vida tinha reservado a ela momentos de muita dor, quando perdeu dois filhos  e o marido em situações trágicas. Mesmo assim, não deixou de lutar pela vida e pelos filhos que ficaram. Tocou a vida. 
Cheia de criatividade, era um exemplo de contentamento e esperança. Dona Yoyo, chegou a criar o primeiro e único círculo do livro em sua casa entre as amigas . Era um entra e sai de gente levando e retirando livros dos mais variados títulos, e tomando o cafezinho. Amava romances épicos.
Os anos foram se passando, os filhos foram crescendo e ela foi ganhando netos...todos apaixonados por ela. 
Yolanda faleceu no dia 18 de dezembro de 2000 mas continua nos corações de todos os familiares e daqueles que tiveram a oportunidade de conhece-la.
Também se faz presente através dos filhos Ana Marta, Neto, Tânia, Sérgio e Hélio, além dos netos. 
Todos personagens pirajuenses de muitos amigos  que quando encontramos não conseguimos dissociar de Yolanda, mãe sempre tão presente, cuidadosa e pessoa que espalhou o exemplo de tantas virtudes  na comunidade local. Deixou muita saudade. Exemplo de pessoa  que soube construir muitas amizades. E soube como ninguém ensinar –nos a  pacificar emoções e praticar a paciência.
fotos
Fotos arquivo da familia postadas na página Piraju, sua história e sua gente  criada e administrada pelo professor Antônio Alves da Fonseca (Bidu). Na sua página há sempre fotos colorizadas por ele ou por Francisca Moreno Milhorati