Carlos Alberto Camargo Lima, vice- prefeito de Piraju, assumiu o cargo de prefeito nesta terça-feira. Ele passou primeiro na Câmara, para que a mesa de vereadores assinasse o termo de posse e depois recebeu a imprensa pela manhã com entrevista coletiva no gabinete da Prefeitura às 9h30.
A princípio ele poderá ficar administrando a cidade por 90 dias, tempo que a Justiça determinou para o asfastamento do prefeito José Maria. O desligamento se deu em função de uma decisão judicial.
A volta de José Maria à prefeitura não é descartada porque o ato que o afastou é cabível de recurso, que seria uma apelação no TJ/ SP. Mas a princípio Lima ficará no cargo por 90 dias.
O prefeito José Maria havia sidoi internado no Hospital no domingo por conta de uma sinusite aguda e Carlinhos e ele ainda não conversaram após o afastamento.
Carlos Lima declarou aos jornalistas que não poderia deixar de assumir o cargo, visto que como vice- prefeito sempre esteve pronto para uma situação imprevista como essa, recordando o período no final de 2022 quando assumiu a prefeitura nas férias de Zé Maria. "O cargo de vice- prefeito é de expectativa, de reserva em qualquer gestão, e eu sempre me preparei para essa possibilidade", disse.
Lima terá que enfrentar a questão da Justiça Eleitoral que considera delicada e por isso falou que vai tomar cuidados redobrados, visto que exercendo o cargo de prefeito se torna também mais visado como pré- candidato à prefeito pelo PL, mais exposto como alvo de denúncias de seus opositores e das regras da legislação em relação a prefeitos que se candidatam à reeleição.
"Fomos eleitos no início dessa gestão e infelizmente no meio do caminho fui deixado para atrás. Fiz tudo que eu pude para fazer parte da administração logo no início. O destino provocou isso e estou aqui para fazer o melhor possível, uma cidade precisa de gestão e é o que eu vou fazer nesses 90 dias" afirmou.
"Talvez seja uma situação mais difícil nessa ocasião porque hoje eu sou pré- candidato então a gente tem que lidar com a pré- candidatura e de outro lado estando no governo, fazendo o que tem que ser feito. Temos que ter muito discernimento para uma coisa não esbarrar na outra e não fazer o que a Justiça Eleitoral não permite", seguiu Carlinhos ressaltando que não pensou em primeiro e segundo escalão ainda, respondendo uma das perguntas dos jornalistas.
"Não estamos aqui para fazer caça às bruxas, estamos para trabalhar afinal a prefeitura é a maior empresa da cidade".
Entre as prioridades, quando perguntado, disse que pretende fazer uma limpeza dos terrenos e córregos da cidade, porém (já teria começado) pretende visitar todos os departamentos para saber os cenários das obras que de acordo a arquiteta Fernanda Dardes Barbério estariam em andamento, entre elas a da Hemodiálise em fase de concretagem.
Na opinião do prefeito empossado nesta terça cedo há duas coisas a fazer: "administrar e administrar". Também declarou que a Câmara e Legislativo precisam andar juntos quando questionado sobre isso por um repórter.
Lima concluiu dizendo que não tem nenhum plano de trazer pessoas do seu grupo político para a prefeitura e que nesse período o mais importante "é respeitar o que pode e o que não pode fazer como prefeito e pré-candidato a prefeito para não fazer coisa errada".
Foram gravadas várias falas do prefeito empossado pela imprensa presente, mas nenhuma live, já que a Justiça Eleitoral não permite.
A Folha de Piraju fez a opção de não reproduzir vídeos nesse momento.