Tentativa de golpe de quase R$ 900 milhões citou compra falsa de imóveis em Piraju
Postado à, 0 dias atrás | 4 minutos de leitura
Fonte Jornal Nacional / SBT e TV Bandeirantes/ foto reprodução de quadro da reportagem da Bandeirantes
Piraju foi citada em investigações da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que apuram uma tentativa de golpe de quase R$ 900 milhões contra os herdeiros do empresário João Carlos Di Genio, fundador do grupo educacional Unip/Objetivo. O caso envolve a suposta negociação de centenas de imóveis no município e veio a público por meio de reportagens exibidas em rede nacional.
►Há divergências nas informações divulgadas pelas emissoras. O Jornal Nacional relata que foram citados 448 imóveis em Piraju. O SBT Brasil mencionou 563 lotes e a Bandeirantes fala em centena de lotes. A diferença de números aparece dentro do mesmo caso investigado e não foi esclarecida pelas autoridades até o momento.
Segundo as reportagens, a empresa Colonizadora Planalto Paulista apresentou à Justiça um suposto contrato de compra e venda que envolveria imóveis em Piraju, alegando que o empresário, morto em fevereiro de 2022, teria adquirido as áreas, mas não teria efetuado o pagamento. A cobrança milionária levou os herdeiros a acionarem a Justiça.
A perícia identificou indícios de fraude. De acordo com a investigação, a assinatura de João Carlos Di Genio teria sido recortada de documentos antigos e inserida de forma idêntica em diversos contratos, o que levantou suspeitas sobre a autenticidade dos documentos apresentados.
O caso também envolve a utilização de uma estrutura para simular uma câmara arbitral. Segundo o SBT Brasil, uma empresa de mediação teria sido utilizada como fachada, com endereço inexistente, para dar aparência de legalidade ao processo e permitir a cobrança judicial. A decisão arbitral teria sido produzida sem a participação da inventariante, o que viabilizaria a tentativa de recebimento dos valores.
A Polícia Civil e o Ministério Público cumpriram mandados de busca e apreensão e pediram a prisão de nove pessoas. Até o momento, somente uma foi presa. O principal investigado, Luiz Teixeira da Silva Júnior, apontado como responsável pelo esquema e ligado à empresa citada, está foragido.
O Jornal Nacional informou que não conseguiu localizar a empresa Colonizadora Planalto Paulista.
Informações sobre a empresa
A Folha de Piraju obteve informações de que há registro de empresa com esse nome, com origem em Barueri (SP), e que ela já esteve envolvida em processo judicial com a Prefeitura de Piraju no final da década de 1990.
Não há confirmação de relação entre esse histórico e o caso investigado.
Adendo Apuração da Folha de Piraju localizou o processo nº 2050404-97.1998.8.26.0452, que envolve a empresa e o município no Tribunal de Justiça de São Paulo. Por se tratar de ação iniciada em 1998, período em que muitos processos ainda não eram digitalizados, os detalhes completos não estão disponíveis em consulta pública online.
Assista o vídeo da SBT sobre o caso que está no You tube postado há 3 horas
Clique na foto abaixo e assista o vídeo do Jornal Nacional veículado ontem a noite