seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Piraju Folia: Coisas boas acontecem em Piraju

Postado à, 406 dias atrás | 13 minutos de leitura

Piraju Folia: Coisas boas acontecem em Piraju
 
Maria Ângela
da Redação
 
Ainda na pré adolescência deles, quando o bloco nasceu, os meninos que inventaram os campias do Piraju Folia, viviam enfiados e cresciam no Iate Clube. Saim depois da última sirene.
Nadando nas piscinas, jogando peladas nos campinhos e quadras, pulando do trampolim.Assim, quando falavam do bloco que estavam preparando como a coisa mais importante do mundo, as famílias apoiavam,  acolhiam e  achavam graça. 
Lembro que fui levar o Felipe na casa da Mia  Motta uma vez a noitão e rimos da animação deles.
Ninguém até então imaginava que eles construiriam com isso uma nova realidade nas suas vidas . E que aquele carnaval de adolescência ficaria sério e profissional.
Importante ressaltar aqui que todos  os Campia, e responsáveis pelo evento tem o Pirajufolia como um segundo projeto de negócio. Na vida profissional, eles trazem aprendizados de suas áreas para dentro do evento, procuram ajudar e abrir portas aos colaboradores  do bloco no mercado de trabalho e também sempre falam nas entrevistas como levam as práticas do Pirajufolia para a vida profissional  de cada um. E fazem isso com excelência.
Diego Blanco, Felipe do Val, Otavio Bueno, Thiago Gaudensi, Conrado Cury , Fernando Bueno são hoje os representantes legais  do bloco que faz a diferença no Carnaval de Piraju gerando empregos diretos e indiretos às centenas, e que possibilitaram que pessoas que nunca, nunca mesmo tinham ouvido falar de Piraju, saibam que aqui é a terra do rio Paranapanema e do Piraju Folia.
O bloco nasceu de um título de brincadeira, que Nelsinho Motta patrono maior do bloco e tio de alguns dos meninos,  os chamava quando se reuniam para os esquentas de carnaval antes de sairem. Ele dizia a um e outro: “o campia ! Os campia!”.  Eles então passaram a adotar o jargão: os Campia. O que pouca gente sabe é que antes de levarem o projeto ao Iate Clube  onde nasceu o Piraju Folia eles tiveram outras casas. 
Em 2004, nos fundos da casa da tia Mia Motta Gaudenci, tempo bom em que dona Cinira puxadora de quadrilha oficial do asilo e tantas festas, avó de alguns dos meninos ainda vivia. Em 2005 e 2006 no fundo do quintal de Luciana Motta , irmã de Mia e também filha de Cinira. Das festas de esquenta nos fundos de quintal  foram em 2007 e 2008 para o Pirabar ainda com o nome apenas de Bloco Campia. 
 
Em 2009 Elói Caputo, após ter sido eleito presidente do clube  e antenado que sempre foi para boas baladas convidou os garotos  dos Campia para fazer uma parceria e realizar as festas  de carnaval no clube pois o carnaval de salão já precisava naquela época de um up.  
Foi assim que se consolidaram no Iate Clube que era o lugar mais familiar de Piraju para o bloco pela sua vivência ali na beira do rio. O esquenta  festa então, foi feito por dois anos, na quadra de tenis. 
E crescendo o evento, em 2011 foram para a outra quadra e  os Campia passaram oficialmente a se chamar Bloco Campia /Piraju Folia . 
A diretoria de Elói via ali uma alternativa para manter acesa a chama do carnaval do Iate, casado com a promoção dos Campia  no fundo do clube que no final do esquenta levava naturalmente seu público ao salão. Que agitação !
 
A organização e diferencial de alegria do bloco era tanto que nos dias dos seus eventos associados e visitantes ficavam  sentados  na lanchonete e bancos vendo  a festa acontecer enquanto funcionavam as piscinas e a área do rio e churrasqueiras. 
A empatia era tanta  e a presença dos Campia se tornou tão forte e foi crescendo que a parceria foi em frente por 12 anos, interrompida em 2021 e 2022 com a pandemia.
Mesmo sem festa nesse período eles continuaram se comunicando por redes sociais  e zap zap com seu público,  até retornarem com toda energia em  2023 quando os garotos  procuraram a prefeitura de Piraju e receberam um sim. 
 Segundo o relato deles  a prefeitura foi parceira e acreditou no ousado projeto do do Piraju/Folia  para o carnaval na FECAPI. 
Nessa altura dos relatos, percebo o quanto eles não são mais garotos,  e o quanto lutam para  estar sempre por aqui, em Piraju.
 
Sonhos Coletivos são poderosos
O que o Piraju/Folia representa em termos de geração de emprego e renda na cidade nesse período  é difícil mensurar,  porém o aluguel de dezenas de casas e chácaras, hotéis, pousadas e restaurantes  lotados no carnaval, contratação de centenas de pessoas para serviço temporário falam por si.  Além do público de Piraju e região eles trazem um pessoal de longe, bem longe  gente que nunca nem imaginava a existência de Piraju e que quer um carnaval de qualidade e com conforto,  com opção de desfrutar do lazer e sossego que a pacata Piraju oferece.
Para trazer as pessoas ele vendem o peixe amarelo  da nossa estância com eficiência.
Nós da Folha sabemos disso por experiência, já que por dois anos alugamos por R$ 4 mil a nossa sede, que na época era quase em frente ao Iate, na rua Washington  para visitantes de cidades bem distantes que vieram  a Piraju para curtir o bloco. 
Durante e depois da festa os “locatários” fizeram amizade conosco, pediam comida e lanches em restaurantes e lanchonetes, iam ao supermercado do Garrote e mantiveram uma faxineira organizando as coisas naquele curto período, deixando tudo em ordem depois. Nem um copo foi subtraído ou quebrado do armário de louças que deixamos e que eles podiam usar a vontade. Nem ventiladores, aparelho de  internet (que liberamos para eles) ou outros objetos foram danificados.
Além de alegria se percebia uma cultura do bem como opção de vida. Tudo retratado nas mensagens  pela  boa vontade, pela pacificação, anti preconceitos, anti -violência, anti homofobia, eles sempre com notas compromissadas com o respeito ao próximo, especialmente às mulheres  e às pessoas independente de gênero, na sua originalidade. Placas, lixeiras, tudo pensado numa vanguarda para Piraju. Assim o carangueijo laranja ( um dos símbolos do bloco) foi conquistando seguidores para a cidade nas cores,  falas e outros temas que o bloco espalhou também neste carnaval no grandioso evento que fizeram  na FECAPI.
 
Gratidão
Na conversa que tivemos com eles após o carnaval  nos pediram para citar algumas pessoas  às quais 
precisam agradecer pela confiança e apoio.
Falaram da gratidão ao prefeito José  Maria Costa  por acreditar na proposta de trabalho do bloco, ao vice Carlinhos Pneus (no período que esteve no Executivo), o diretor administrativo Paulo Sara  , à diretora de Turismo Malu Freitas,   ao diretor de trânsito Paulinho,  à diretora de Obras  Fernanda Barbério,  à diretora de Ação Social Karina Pansanato, ao assessor de Departamento responsável pelo parque da FECAPI Julio de Oliveira, ao corpo Jurídico da Prefeitura  “que foi fundamental para o acontecimento do carnaval nessa parceria”. 
Os organizadores agradeceram ainda os vereadores  e vereadoras que apoiaram e prestigiaram com sua presença o evento, o comando da Polícia Militar  e Civil e ao Corpo de Bombeiros que fizeram a diferença para que o evento acontecesse de maneira  segura e também aos patrocinadores destacando duas empresas de destaque na cidade Drogacentro e Cadê Veículos além de outras de nível estadual e nacional como UniFSP (Avaré), Cerveja Amstel, Cachaça 51, Lago Azul Distribuidora e Gellino. 
O evento teve também o apoio cultural na divulgação publicitária local e regional da Folha de Piraju, nas suas plataformas digitais.
 Felipe do Val nos disse:
“Todos pessoas que acreditaram e no nosso trabalho nessa nova empreitada de 2023”.
Se você quer conhecer o que o bloco Piraju Folia pensa entre nas redes sociais dos Campia ou do Piraju Folia e vai se surpreender com a organização e criatividade, motivação, aspiração e pensamento lindo dessa equipe e colaboradores  que esta  semana será motivo de uma moção de aplausos da vereadora Léia Jacob na Câmara Municipal de Piraju e que com certeza aprovada por unanimidade. Muito justa.
Os meninos que fizeram  de Piraju sua marca,  encararam uma despedida do Iate o clube do trampolim (tenho certeza com um pouco de dor no coração) mas seguiram sua trajetória de sucesso para uma nova história. 
O que nos deixam de exemplo é essa amizade que os uniu para  um objetivo mais arrojado e que beneficia a comunidade que amam : divulgar Piraju e ser uma ponte de oportunidades.
Fazendo sua parte, sonhando,  mas conscientes da impermanência de todas as coisas seguem serenos. Construiram uma realidade nova,  afinal todos nós construímos realidades novas o tempo todo. Todos sonhamos, mas os sonhos coletivos são muito poderosos.  E os Campia/ Piraju Folia é prova disso.
Assim ressoa em meu coração e espero que no coração de todos os seres de Piraju ou todos os cantos  a mensagem do bloco de 2023: 
 Boas coisas acontecem 
 (em Piraju !).