seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Material didático explica principais testes para detectar covid-19 / JORNAL DA USP

Postado à, 1341 dias atrás | 4 minutos de leitura

Material didático explica principais testes para detectar covid-19  / JORNAL DA USP

Pesquisadores da USP em São Carlos informam, de maneira bem-humorada e simples, o complexo problema dos testes para a doença/ REPORTAGEM JORNAL DA USP

Editorias: Ações para comunidade, Campus Ribeirão Preto, Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=321147

Arte explica, de forma resumida e bem-humorada, qual a função dos testes PCR e como eles são aplicados – Foto: Vené

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveu um material didático e ilustrativo que aborda, de forma bem-humorada, a importância dos testes para diagnóstico de covid-19, explicando como eles são aplicados, o que é preciso para sua preparação, além dos desafios enfrentados para que eles sejam adquiridos. Composto de 12 figuras produzidas com recursos gráficos, o conteúdo trata, entre outros assuntos, sobre o teste PCR, um dos mais utilizados para detectar o novo coronavírus juntamente com os testes rápidos, que ganharam espaço no nosso cotidiano e também foram destacados no trabalho.

Segundo Emanuel Carrilho, diretor do IQSC, muitas vezes o assunto é abordado de forma superficial em noticiários, limitando o entendimento da população sobre o tema, fato que motivou os pesquisadores a criarem o material. “Como uma das missões da universidade, em particular da USP, é a disseminação da informação, resolvemos explicar todas as etapas de um teste, desde seu desenvolvimento até a comercialização em larga escala. Além disso, esses testes têm tudo a ver com o que desenvolvemos no IQSC, onde trabalhamos tanto com testes genéticos quanto com testes rápidos imunológicos”, explica o docente.

De acordo com os autores do trabalho, o formato escolhido para a divulgação do conteúdo contribui para a melhor compreensão da sociedade. “Desenhos bem-humorados são capazes de informar, de maneira simples e lúdica, conceitos nem sempre fáceis de serem tratados e compreendidos. Em uma das ilustrações, por exemplo, dois jovens são apresentados como infectados, e uma senhora, visivelmente com mais de 60 anos, é a única pessoa saudável. Nossa intenção foi informar algo sério e pesado de forma agradável”, explica Maria Olímpia Rezende, professora do IQSC e uma das autoras do trabalho, que foi elaborado em conjunto com Regiane Travensolo, empreendedora e pós-doutoranda do instituto.

Ilustração explica de forma didática a importância dos testes – Imagem: Vené  
Outro tema presente no material é a necessidade de incentivo aos cientistas brasileiros para que eles tenham condições adequadas para desenvolverem pesquisas e tecnologias contra a covid-19. “Tentamos mos.trar a importância de investimentos e políticas públicas para a ciência, de forma que o País tenha autonomia no combate ao vírus. A realidade está nos mostrando a carência de insumos básicos em hospitais e de insumos em grande escala para o desenvolvimento científico”, finaliza Carrilho.

Ouça entrevista completa no player abaixo

Por: Henrique Fontes, Assessoria de Comunicação do IQSC

 

Ainda existe um material completo em vídeo com produção gráfica do artista Vené, no canal do IQSC no YouTube. Assista a seguir.

FONTE TV USP