seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Em Timburi, operação conjunta contra caça ilegal resulta na apreensão de armas e munições

Postado à, 30 dias atrás | 2 minutos de leitura

Em Timburi, operação conjunta contra caça ilegal resulta na apreensão de armas e munições
Foram cumpridos 12 mandados de busca
 
Nesta quarta-feira, (27/3), operação conjunta da Promotoria de Justiça de Piraju e Polícia Militar Ambiental cumpriu 12 mandados de busca domiciliar em Timburi, durante esforços para combater a caça ilegal naquele município.
 
Durante as diligências, acompanhadas pelo promotor de Justiça Francisco Mattosinho, foram apreendidos um rifle, um revólver e espingardas de diversos calibres, além de munições e itens como facas, machadinha, luneta de visão noturna, rádio transmissor e uma armadilha de caça. 
 
A Delegacia de Polícia de Timburi lavrou Auto de Infração Ambiental por manutenção de animal silvestre em cativeiro, com penalidade de multa no valor de R$ 500.
 
Caça
De acordo com a legislação a a caça a javaporcos e javalis é permitida no Brasil porque são animais considerados invasores que podem causar danos às plantações. Até agosto de 2023 haviam no Brasil 558.204 caçadores com registros ativos no Exército, e desses 33.543 com autorização para caçar pelo Ibama. Porém os mandatos cumpridos em Timburi não encontraram caçadores autorizados. 
Não há permissão para caça de nenhum animal silvestre e segundo informações apuradas pela Folha de Piraju haviam denúncias de caça ilegal a pacas e capivaras no município. 
Uma das fontes com quem a Folha conversou disse que as denúncias foram relacionadas a caçadores que "caçam para ver o bicho cair". Sete pessoas inicialmente ficaram a disposição da polícia civil.
 
Segundo o boletim de ocorrência foram apreendidos:  01 Rifle cal.22; 03 Espingardas Cal. 32; 02 Espingardas Cal. 38; 03 Espingardas .36; 03 Espingardas .22; 02 Espingardas Artesanais sem calibre definido; 01 Revólver Cal.22, 01 Garrucha Cal.22, 03 Espingardas de Pressão, 502 munições de diversos calibres, 105 munições deflagradas, várias caixas de chumbo e espoletas, assim como materiais para recarga, 01 armadilha de caça, 01 abafador, 01 luneta de visão noturna, 06 facas, 01 cutelo, 01 machadinha, 01 rádio transmissor, 05 lanternas, além de um papagaio verdadeiro.