A chegada do inverno acende um sinal de alerta para os pacientes asmáticos. Em vídeo gravado no Dia Nacional do Controle da Asma, o médico Vinícius Agonio, do Pronto Socorro de Piraju, chamou a atenção da população para os cuidados com a doença, que tende a se agravar nessa época do ano.
“A asma é uma doença inflamatória dos brônquios, que geralmente começa na infância. A falta de ar e a tosse são reações a alérgenos do ambiente, como poeira, pelos de animais, cortinas e cobertores guardados por muito tempo”, explicou o médico.
Segundo ele, o inverno favorece crises asmáticas por causa do aumento da permanência em ambientes fechados e do contato com objetos acumuladores de poeira. “No hospital, é clássico: nesta época do ano cresce muito o número de atendimentos por crise asmática”, afirmou.
Dr. Vinícius destacou que pacientes que já têm diagnóstico devem buscar o posto de saúde para revisar a receita e garantir que o tratamento esteja adequado. Ele citou sinais de alerta que indicam descontrole da asma: ►despertar noturno por falta de ar; ► limitação para atividades físicas; ► mais de duas crises por semana; ► uso da bombinha de resgate mais de duas vezes por semana.
“O médico tem a obrigação de avaliar esses sintomas e ajustar o tratamento, se necessário. O protocolo GINA, referência internacional no manejo da asma, determina que a base do tratamento é o uso de corticoides inalatórios, como Clenil ou Alenia”, explicou.
O uso isolado de broncodilatadores como Aerolin, segundo ele, não é suficiente quando há crises frequentes. “Procure seu médico e pergunte se é esse mesmo o melhor esquema para você.”
Além do uso correto dos medicamentos, Dr. Vinícius alertou para a importância do ambiente. “Quem tem asma deve evitar fumaça, fogueiras, convívio com fumantes e itens guardados por muito tempo. Antes de usar cobertores ou travesseiros do armário, lave bem para tirar o excesso de poeira.”
O médico finalizou com um apelo: “A asma tem controle. Basta atenção, orientação adequada e cuidado diário.”