seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Através da USP Municípios projeto de educação será desenvolvido em Piraju

Postado à, 1254 dias atrás | 5 minutos de leitura

Através da USP Municípios projeto de educação será desenvolvido em Piraju
Você já conheceu o site: TEC PIRAJU (Turismo, Educação e Cultura)?
O site foi criado por professores Doutores e graduandos da Universidade de São Paulo (USP) e faz parte do projeto USP Municípios.
O projeto é realizado em parceria entre a Universidade e o Departamento Municipal de Cultura de Piraju, visando o registro da memória e do turismo da Estância Turística de Piraju, por meio da educação. 
A Estância Turística de Piraju está localizada no sudoeste paulista e conta com o Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme, mais conhecido como Casa da USP em Piraju, ligado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. A cidade possui cerca de trinta mil habitantes e, como sugere o título, possui diversos atrativos, especialmente em torno do Rio Paranapanema.
O título de estância turística surgiu há 10 anos, sendo que o turismo ainda está em desenvolvimento na cidade. A recepção de turistas começa a aumentar no local, especialmente durante as férias, atividades festivas, como o carnaval, e também devido à canoagem, que possui vários praticantes na cidade.
Os cidadãos começaram, assim, a conviver com a visita de turistas. Desta forma, surge a necessidade de criar um registro dessas visitas como forma de preservação da memória e da cultura local.
Uma ferramenta simples para esses registros é o uso de aparelhos digitais, como o celular. Sendo assim, o objetivo deste projeto é transmitir às crianças do Ensino Fundamental I e II, assim como aos pais e mestres, as diversas técnicas para uso consciente do aparelho digital em ambientes de turismo.
A intenção é levar especialistas para ministrarem oficinas nas escolas públicas municipais e estaduais do município em parceria com a Casa da USP, em Piraju.
As atividades serão desenvolvidas em diversas áreas, como texto, fotografia, rádio, esportes, designer, edição digital, vídeo, produção, divulgação científica, turismo e memória, justamente para contemplar a proposta de acesso ao conhecimento da comunicação e do turismo por meio do registro e da preservação da memória local.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS JUNTO AO MUNICÍPIO
1. Aproximar a Casa da USP de Piraju e a população da Estância Turística de Piraju, especialmente crianças do Ensino Fundamental I e II, por meio de atividades comunicacionais e turísticas desenvolvidas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, criando, assim, uma cultura de visitação e registros.
2. Estimular o uso consciente dos aparelhos digitais, especialmente o celular, por meio de oficinas para pais, mestres e alunos do Ensino Fundamental I e II.
3. Transmissão de técnicas de texto, fotografia, rádio, esportes, designer, edição, vídeo, produção, divulgação científica, turismo e memória para realização de atividades com os aparelhos digitais, como o celular, visando o uso para registro da cultura e da memória local.
4. Implementar, junto aos órgãos públicos do município, uma rotina para o desenvolvimento do turismo e da preservação da cultura e da memória local por meio de atividades em parceria com a Universidade de São Paulo.
PLANO DE TRABALHO
Serão oferecidas 12 oficinas no primeiro semestre de 2021, com supervisão do coordenador do programa, com as datas e as oficinas sendo definidas após consulta aos responsáveis pelas instituições de ensino da Estância Turística de Piraju e com os especialistas responsáveis. Todas as informações sobre o projeto e o município estarão disponíveis neste site.
Confira no link e o vídeo que resgata um pouco da história da Casa da USP e toda a ligação do nosso Turismo e Cultura com a arqueologia.
http://www.usp.br/cje/piraju/?page_id=20