Ação nas praças prossegue após o Natal: revitalização na Matriz é o primeiro passo
Postado à, 2 dias atrás | 3 minutos de leitura
O projeto engloba parceria da Cultura, Turismo e DEAMA
Revitalização da Praça Ataliba Leonel para o Natal; trabalho segue depois com ações contínuas nas praças da cidade. Detalho ouçam ao fundo o canto dos pássaros naquela área
Na manhã de segunda-feira, a Folha de Piraju ouviu o jovem diretor de Meio Ambiente, Agricultura e Defesa Animal (DEAMA), Murilo Ripoli, que acompanhava a equipe de jardinagem da prefeitura nos primeiros trabalhos de revitalização da Praça Ataliba Leonel.
Piraju possui cerca de 70 hectares de áreas de praça distribuídos pelo perímetro urbano, o que aumenta a demanda por manutenção, poda e manejo ambiental.
“Hoje a gente está fazendo um planejamento de revitalização das áreas da Praça Ataliba Leonel. Estamos planejando estender para as outras praças do município. O foco hoje é a Ataliba Leonel por conta do Natal”, explicou Murilo.
Segundo ele, o serviço envolve poda, manutenção e retirada de plantas daninhas. “A gente está revitalizando as árvores, fazendo a poda, a manutenção, para deixar aqueles formatos redondinhos, tirar um pouco das árvores daninhas, para melhorar a iluminação, a beleza da praça, voltar ao que era antes.”
Murilo destacou que a equipe é reduzida: “Para a poda do município inteiro e tudo que a gente faz, hoje temos três pessoas atuando.”
Ele também descreveu o planejamento integrado com outras pastas: “A gente tem um planejamento com a Cultura, que é responsável pelas praças; o Turismo, pelos enfeites do Natal; o Meio Ambiente, pelas árvores e pelo ecossistema; e o DSTF, pelos serviços e obras.”
O diretor reforçou que o cronograma não termina após o Natal: “É um trabalho que a gente está começando, é inicial. Então demora para ver um pouco o resultado. A gente vai começar agora a deixar tudo novo, zerado para o Natal, pelo menos aqui na matriz, que é o foco principal.”
E completou: “É um trabalho meio de formiguinha. Como a gente fica com um jardineiro em cada praça, às vezes ele não dá conta de fazer tudo ao mesmo tempo. Então vamos fazer agora o mutirão nas praças com os jardineiros para arrumar tudo, para deixar o mais organizado possível.”
A Folha entrevistou também Sheila Elite bióloga do Departamento que está na supervisão, coordenação e projetos de revitalização das praças.