seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

ARTESANATO DE PIRAJU BUSCA CRESCIMENTO E NOVAS PARCERIAS

Postado à, 66 dias atrás | 3 minutos de leitura

ARTESANATO DE PIRAJU BUSCA CRESCIMENTO E NOVAS PARCERIAS

O artesanato de Piraju, busca cada vez mais um crescimento que possa gerar renda significativa aos artesãos locais. A Casa do Artesão e outras iniciativas tem tido todo apoio da prefeitura através do Departamento de Cultura.  

Ali se reúnem dezenas de artesãos para produção e comercialização de peças artesanais alusivas à identidade ou atrativos locais, de diversas técnicas, como crochê, amigurumi, decoupage, pintura em tecido e madeira, bordados, além de lembrancinhas e peças artísticas com temas gerais de vários tipos. Enfim uma infinidade de peças tradicionais e muito criativas que são atrativo não apenas para turistas, mas para a população em geral.

Algumas peças destacam símbolos e ícones locais, como o peixe dourado, que originou o nome da cidade, bem como fazem referência à culinária local, que tem como pratos típicos aqueles feitos com peixes de água doce.

A Casa do Artesão de Piraju é mantida pela Associação Rio das Artes de Piraju e Região, entidade que existe desde o ano de 1996, valorizando o artesanato como manifestação artística legítima.

A Rio das Artes tem parceria com a Prefeitura de Piraju para a promoção e desenvolvimento do artesanato local, por meio do Departamento Municipal de Cultura e a  Casa do Artesão está localizada na rua Carlos de Campos, 660, ponto onde são comercializados os diversos produtos artesanais dos associados ou não.

Atualmente, os artesãos de Piraju buscam meios para expandir o número de associados, adaptar-se às novas formas de divulgação e vendas em plataformas digitais, inclusão de produtos em redes de internet para maior alcance de público, além de criar conceitos e desenvolver designs diferenciados e atuais.

O artesanato brasileiro é tradicionalmente conhecido por ser um dos mais expressivos e exóticos do mundo e do ponto de vista econômico, é um potencial de geração de trabalho e renda o que fez o setor merecer uma política própria de desenvolvimento sustentável.

Estâncias turísticas no interior do Brasil, como Piraju por exemplo, buscam cada vez mais incentivar o crescimento do artesanato local, não só como atrativo turístico, mas como fonte de renda incluindo a venda de produtos em feiras livres e em festas as mais diversas.

A Casa do Artesão funciona de segunda a sábado das 9h00 às 17h00. Maiores informações  encomendas etc podem ser obtidas pelo telefone 14- 99817-4912.