Zé Maria visita mirante em dia de cheia após liberação de águas das chuvas pelo sistema
Postado à, 847 dias atrás | 2 minutos de leitura
Nos últimos dias quem visitou o mirante construído pela Enel numa das contrapartidas da reforma da ponte/barragem de Piraju ficava decepcionado com o limitado fio de água que era possível ver do local. Na verdade a construção gigantesca feita no local, pela Enel Green Power com seus elevadores afetou bastante a paisagem do principal cartão postal da cidade que nas ocasiões de pouca chuva fica à mingua pela atividade do sistema a montante da barragem.
O que ocorre é que quando há pouca chuva o sistema faz reservatório em Jurumirim (que vem tendo sistematicamente problemas de seca e erosão) e a CBA recebe menos água. Lembrando que a Usina da CBA por ser fio de água deve manter comportas abertas o tempo todo. O que chega, desce. Assim, se o sistema segura Piraju e sua cascata se ressentem.
Aqui na cidade a barragem da Enel então está sob influência do sistema, que nos últimos dias devido ao aumento das chuvas em toda a bacia acima de Jurumirim vem soltando mais água. Assim a paisagem no Mirante se refez. O prefeito José Maria visitou o local na ocasião da descida da água acompanhado de alguns assessores, entre eles a arquiteta da Prefeitura Fernanda Barbério. No vídeo um áudio em que o prefeito tece comentários sobre o mirante ressaltando, no entanto a parte da segurança. O projeto ainda é criticado por muitos na cidade mas tem uma estrutura que não apresenta risco para quem visita o local. Dali se vê a força da água. Nos comentários que faz o prefeito lembra seus mais dois anos de mandato e a luta para que na sua gestão não haja construção de mais usinas no município.