seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Setembro Amarelo: palestra e trabalho nas ESFs marcam mês de prevenção ao suicídio

Postado à, 3 dias atrás | 3 minutos de leitura

Setembro Amarelo:  palestra e trabalho nas ESFs marcam mês de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo em Piraju terá um encontro especial dentro do projeto Cuidar de Quem Cuida, que acontece nesta terça-feira (16), às 15h, no Centro de Convenções Richardson Louzada.

O evento contará com a participação do psiquiatra Dr. Octávio Fenelon, que abordará o tema “Promoção à Saúde e Respeito à Vida”.

A iniciativa é voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental, reforçando a importância da prevenção ao suicídio e da promoção do bem-estar. Toda a comunidade está convidada a participar.

EVENTO MARCOU DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO
No  dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a psicóloga Natasha Ellen, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), destacou a importância de falar sobre o tema e do acolhimento oferecido em Piraju.
 
Natasha iniciou lembrando que a data está inserida no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida.
 
♦“É um tema delicado para que a gente fale, a gente sabe o quanto envolve sofrimento, mas é muito importante que venhamos sempre trazendo esse assunto que ocorre o ano inteiro, não tem data, não tem especificação. Esse mês é voltado para a divulgação sobre isso”, explicou.
 
Segundo ela, o silêncio pode agravar situações de risco.
 
♦“Às vezes o silêncio faz com que isso piore. É através da divulgação que a gente atinge mais pessoas que possam estar precisando.”
 
►  No dia 10, os psicólogos estiveram presentes nos postos de saúde para acolher pessoas em sofrimento psíquico ou com pensamentos negativos ou difíceis ou (ideações)suicidas. Já no CAPS, o atendimento é direcionado para quem já passou por uma tentativa.
 
►“Quando a pessoa vai até o hospital após uma tentativa de suicídio, é feita uma notificação e essa notificação é enviada para as unidades de saúde para garantir que o atendimento seja o mais rápido possível”, explicou.
 
Além do acolhimento multiprofissional, o CAPS oferece psicoterapia individual e em grupo, oficinas terapêuticas, consultas médicas e acompanhamento psiquiátrico.
 
►“Todos nós estamos aqui para acolher, para conversar, para ouvir e para direcionar a melhor forma de atendimento. Se você está precisando de ajuda ou sabe de alguém que possa estar passando por isso, não tenha medo, entre em contato com a gente. Vamos estar prontos para receber com atenção e empatia nesse momento tão delicado”, concluiu a psicóloga. 
Veja o vídeo de Natasha falando do setembro Amarelo e do trabalho das ESFs

Compartilhe:

Facebook WhatsApp E-mail