seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

"Minha história" trata do relato real de Mileine Navar, pela jornalista Isabel Bogajo Duarte

Postado à, 1312 dias atrás | 3 minutos de leitura

De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, a depressão é a doença que mais causa incapacitação ao longo da vida. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno que é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças.
As mulheres (20%) são mais afetadas que homens (12%).
No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio.
Tristeza não é depressão. Diagnosticar, tratar, curar nem sempre é simples. Como também não é nada fácil pra muita gente falar do assunto. Mas a falou sobre como ela entrou e saiu da depressão.
Numa tarde sábado, em julho de 2020, eu e minha filha pegamos uma #Canon EOS Rebel SL2, um tripé emprestado de um amigo fotógrafo (Paulinho Polkorny) e fomos até a casa da Mileine, amiga no ativismo em favor da cidade de Caieiras, onde nascemos e moramos e pela qual travamos uma batalha pela ética e transparência na política.
Na casa dela, improvisamos um abajur e uma luminária pra deixar o ambiente mais claro e a imagem com alguma qualidade e começamos conversar, sem microfone, claro!
De um bate papo informal, saíram várias histórias boas, entre as quais esta que você vê aqui.
Minha filha fez a captação.
A edição ficou por minha conta. Usei o software #wondersharefilmora, que comprei há uns seis anos por US$ 50. Sou contra usar programas piratas e não tenho grana pra um Adobe Premier.
"Minha história" é um projeto pessoal por meio do qual quero mostrar que é possível contar uma boa história, mesmo com pouco recurso. Mas é importante saber que tudo tem um valor e a produção de conteúdo custa equipamentos e tempo de execução. Então, se você consumiu este conteúdo e gostou, torne-se um apoiador para que eu possa continuar contando histórias, de forma absolutamente autônoma.
Deixe seu comentário. Compartilhe. Apoie.
Leia a matéria em pdf, que fiz com base no vídeo que produzimos: