

A Câmara Municipal de Piraju aprovou por unanimidade a moção apresentada pelo vereador Sargento Siqueira em apoio ao PDL 845/2025, que busca sustar os efeitos do Decreto Federal nº 12.686/2025, responsável por instituir a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva.
Durante a Sessão, professores, famílias, alunos e representantes da APAE acompanharam a votação e falaram sobre a importância da entidade. O vereador Sargento Siqueira afirmou: “Eu, sabendo da situação que estava prestes a acontecer com a nossa instituição, que é tão querida e ajuda tanto os nossos jovens e adultos, fiz essa moção de apoio ao projeto de decreto legislativo que visa sustar um decreto federal que poderia prejudicar os assistidos pela APAE. Graças a Deus, aos nossos amigos assistidos e aos demais vereadores, foi aprovada essa moção e será direcionada ao Congresso Nacional. Estamos aí pra ajudar a APAE e a todos os assistidos. Que Deus abençoe a todos nós.”
Uma representante da entidade destacou: “Para a APAE significa muito, para o trabalho da APAE e para as famílias, para os atendidos. Eu tenho certeza que esse decreto não pode seguir em frente. Tem que ser revogado, porque o Estado não está preparado para que as crianças sejam incluídas. As famílias têm direito de escolher se querem a inclusão na rede ou se querem continuar na APAE.”
Ela pontuou ainda: “temos atendidos/alunos lá que estão há 30 anos na entidade. Como que você inclui eles hoje na rede? As escolas não têm preparo para atender esse público, não só no nosso município, mas no Estado e no Brasil todo.”
O movimento reuniu pais e responsáveis. Uma mãe relatou: “O Ramon começou na APAE com 3 anos, hoje está com 26. É muito importante para ele e esse decreto não pode continuar. Precisamos da ajuda dos vereadores, dos deputados, de todos. A APAE é onde ele é atendido, é onde ele entende. A escola normal não está preparada para recebê-lo.”
A mobilização reforçou a defesa do trabalho realizado pela APAE de Piraju e o pedido para que o Congresso reveja o decreto federal.
