seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Câmara de Sarutaiá apela ao governador a efetiva instalação da Região Administrativa de Itapeva

Postado à, 1344 dias atrás | 4 minutos de leitura

Câmara de Sarutaiá apela ao governador a efetiva instalação da Região Administrativa de Itapeva
A Câmara de Sarutaiá se reuniu na noite desta quinta (dia 13 ) para a sessão ordinária de agosto quando o presidente da Câmara Paulo Rogério de Castro apresentou moção aprovada por unanimidade para que o governo de SP viabilize o pleno funcionamento da 16ª Região Administrativa do Estado considerando que desde fevereiro de 2014 o município de Itapeva passou a ser a sede da 16ª Região Administrativa (RA) do Estado de SP. A RA é composta pelos municípios de Angatuba, Apiaí, Arandu, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá.
De acordo com Rogério o objetivo das regiões administrativas é o fortalecimento e a descentralização da administração municipal como forma de trazer mais agilidade e eficiência nas políticas públicas conforme as características de cada grupo de cidades, porém hoje ainda, muitos municípios continuam precisando se deslocar até Sorocaba para vários atendimentos regionais e esta 16ª Região de Itapeva só existe no papel. Assim Castro faz um apelo ao governador através da mesa da Câmara e vereadores de Sarutaiá para que sejam tomadas as medidas administrativas necessárias para a criação da Diretoria Regional de Saúde (DRS), de um Instituto Médico Legal e um |Departamento de Polícia Federal na circunscrição da 16ª Região.
 
 
Indicações
O vereador Luiz Henrique Villariço apresentou indicação solicitando ao prefeito que faça a reforma ou mesmo veja a possibilidade de refazer o aterro e a comporta do lago municipal ao lado do Ginásio de Esportes visando, alertou, que não aconteça o pior, já que toda parte de concreto já foi arrastada pelas águas, provocando erosões em toda a comporta.
O vereador Adalberto Rodrigues Gama pede em indicação um redutor de velocidade (lombada) na rua José Ribeiro, próximo a residência número 41. Ainda Adalberto também pede redutores (lombada) na avenida João Henrique Soares, nas imediações do lago municipal.
 
Ainda sobre a moção
Foi o governador Geraldo Alckmin, em 7 de fevereiro de 2014 que anunciou em Itapeva, a mais nova RA do Estado reunindo 32 cidades. 
A região de Itapeva na época somava já mais de 600 mil habitantes e algumas há mais de 200 km de distância de Sorocaba. Sua criação veio como um princípio de descentralização, afim de aproximar o governo das necessidades desse setor e melhorar a qualidade dos serviços públicos, promovendo o desenvolvimento regional. 
O decreto que regulamentou a Lei nº 12.517 foi assinado na cidade de Itapeva na ocasião e, além de criar a Região Administrativa, previu também a criação do escritório regional, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a fim de integrar a Unidade de Articulação com Municípios. Para sua criação foi citado que a Região Administrativa de Itapeva é um celeiro agrícola, uma das regiões que mais iria se desenvolver em termos de agronegócio e agroindústria, o que é uma realidade.