seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Zé Maria anuncia oficialmente que é pré- candidato à reeleição e que não está inelegível

Postado à, 1393 dias atrás | 7 minutos de leitura

Zé Maria  anuncia oficialmente que é pré- candidato à reeleição e que não está inelegível

O prefeito de Piraju declarou esta semana que é pré-candidato à reeleição em Piraju nas eleições que acontecem, possivelmente, em novembro deste ano. Em entrevista ao radialista Marcos Fernandes que apresenta o informativo da manhã na Rádio Paranapanema, José Maria Costa (DEM) fez o anúncio depois de falar de várias obras, melhorias e serviços já realizados e dos que estão por acontecer.

“Eu sou pré-candidato a prefeito. Vou pra reeleição. Estou dizendo de primeira mão pra você”, ressaltou o prefeito de Piraju prosseguindo: “Nós temos cinco partidos em nossa coligação e também já temos o candidato a vice-prefeito, só não vou citar nomes agora por consideração aos partidos e ao candidato cumprindo uma conversa para divulgarmos na hora que determinarmos”.

Os partidos a que José Maria se referiu são o Democratas (DEM) legenda na qual é filiado, Republicanos, Partido Progressista (PP), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Liberal (PL) e ainda uma sexta legenda que está sendo aguardada.

O Republicanos é o partido que tem como presidente Albertino Silva e como deputada federal a pastora Maria Rosas que já enviou para Piraju cerca de R$ 1 milhão. O partido tem outros 30 deputados federais. O vereador Reginaldo Rodrigues (Piruá) também é membro do Republicanos.

Outra legenda citada por Costa é o Partido Progressista (PP) que também tem ajudado Piraju e é presidido por Walter Sérgio Campos, secretário geral da Câmara de Piraju e também partido dos vereadores Denilton Bergamini, Genival Borges e Aparecido Donizetti Cassanho.

O PSDB, hoje presidido pelo vereador Valberto Zanatta e que agora está renovado tendo entre seus filiados o empresário Rafael Stuani e outras lideranças políticas, também está entre os partidos que apoiam o prefeito José Maria Costa.

O PL do deputado Ricardo Madalena também está entre os partidos que devem fechar aliança  em torno da pré-candidatura do prefeito José Maria Costa. O diretório da legenda em Piraju é presidido pelo empresário Carlinhos Pneus que já foi vereador e presidente do Legislativo de Piraju. Carlinhos disputou as eleições de 2016 e conquistou junto com a ex- vereadora Ivana Pinterich 3.871 votos. Pneus é um dos nomes cotados para vice- prefeito, embora não confirmado.

Notícia falsa

Na mesma postagem que falou sobre sua pré-candidatura, José Maria Costa quis dar um recado para as pessoas que andam divulgando que ele não pode ser candidato devido a uma questão eleitoral. “Essa história de eu não poder sair candidato é inverídica, caso contrário eu não iria me colocar e aos meus companheiros em um problema tão grave”.

Mesmo antes de se pronunciar pré-candidato, uma onde de boatos, que ele acredita ser patrocinada pelos seus principais opositores, correu a cidade sobre uma suposta situação de inelegibilidade de Costa.

Para os assessores jurídicos do prefeito “esses boatos não passam de mera estratégia para tentar fazer com que os eleitores não tenham José Maria como opção de voto. Tudo isso por medo de enfrentar José Maria Costa nas urnas.”

 

Há informações de que uma pesquisa sobre intenção de voto teria corrido a cidade “com apenas três opções de candidatos onde o nome do atual prefeito não aparecia e, quando alguém declarava voto a Costa os coletores de dados diziam que ele não poderia participar, pois estaria inelegível”.

 

Conforme apurou-se  junto à assessoria jurídica do prefeito, “hoje ninguém, nem mesmo a Justiça Eleitoral poderia afirmar que qualquer pessoa está inelegível. Qualquer situação que impeça um eleitor de ser candidato, só será analisada após o momento que ele apresentar seu registro de candidatura”.     

Segundo  essa assessoria “toda essa estratégia de fake News foi montada em cima de uma multa aplicada a José Maria Costa por conta de doação acima do permitido por lei nas eleições de 2016 e que o prefeito foi condenado a pagar”.

E explicam que “o TSE, em Agravo Regimental no Agravo de Instrumento nº 36-63.2015.6.13.0093 – Classe 6 – Contagem (MG), o Ministro Admar Gonzaga afasta expressamente a inelegibilidade em razão de aplicação de multa simples, quando não há quebra da isonomia eleitoral, risco à normalidade ou à legitimidade do pleito e abuso do poder econômico. É exatamente o caso de JMCosta”.

 

 

 

José Maria esclareceu na sua entrevista que  “com certeza haverão outros candidatos, a democracia é assim, e vai ficar na vontade do povo escolher o que achar melhor para o nosso município. Desejo esclarecer que nossa pretensão é exclusivamente levada pelo amor, pelo carinho e por tudo o que nós conseguimos fazer nesses 3 anos e poucos, mas falta muita coisa. Não menosprezamos os outros candidatos colocamos a mostra o nosso trabalho, a nossa lealdade e principalmente o nosso agradecimento ao povo de Piraju, pela confiança, pelo carinho e respeito que nos dispensaram nesse mandato e ainda nos dar mais essa chance de mais uma vez disputarmos esse tão honroso, importante, difícil e também desgastante cargo que exige muita experiência agilidade e a sabedoria para ser prefeito de um município, desde o período que iniciamos até nessa época em que estamos vivendo. Obrigado a todos e que seja feita a vontade de Deus”.

Galeria de Fotos