seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Operação Cerco Total da Polícia Civil prende sete e apreende drogas, arma e dinheiro

Postado à, 26 dias atrás | 6 minutos de leitura

Operação Cerco Total da Polícia Civil prende sete e apreende drogas, arma e dinheiro

Um homem de 42 anos e uma mulher de 31 foram presos em flagrante na manhã desta quinta-feira, dia 3/4, em Manduri, durante a deflagração da operação "Cerco Total", realizada pela Polícia Civil. O casal foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, os policiais civis encontraram 54 papelotes de cocaína, um revólver com numeração raspada, uma quantia em dinheiro, quatro aparelhos celulares, uma balança de precisão e um porrete de madeira. 

Segundo as investigações, o homem utilizava o porrete para intimidar devedores e praticar tortura física e psicológica, com o objetivo de forçar o pagamento de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas.

A operação, articulada pela Delegacia de Polícia de Manduri com apoio de policiais civis de Piraju e de outras unidades subordinadas à Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, teve como foco o combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada no município. Os alvos da ação estavam vinculados a um inquérito que apura a atuação de uma associação criminosa voltada à comercialização de entorpecentes.

Além do casal preso em flagrante, a Operação Cerco Total resultou no cumprimento de diversos mandados de prisão temporária. No total, cinco pessoas foram capturadas na cidade, sendo elas homens com idades entre 21 e 47 anos. Todos são investigados por envolvimento direto com o tráfico de entorpecentes.

Nos endereços dos demais alvos, os policiais apreenderam diversos objetos de interesse para o inquérito policial, incluindo aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito, anotações manuscritas, pendrives e comprovantes de movimentações financeiras. Em alguns casos, foram encontradas ferramentas comumente utilizadas na atividade ilícita de comercialização de drogas.

Todos os investigados foram conduzidos ao Plantão Policial da Delegacia de Polícia de Piraju. Posteriormente, após a audiência de custódia na Justiça, serão encaminhados para unidades prisionais da região.

Segundo o delegado Gean Batista Marcon, delegado em Piraju e Manduri e que coordenou as investigações, o trabalho vem sendo realizado há meses e teve como foco o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na cidade. “Hoje a gente teve um cumprimento de mandados na cidade de Manduri, uma investigação que já estava sendo feita há alguns meses”, afirmou. Ele destacou que entre os detidos está um homem que se identificava como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC). “Esse rapaz aí se identificava como membro do PCC, como "disciplina" da organização criminosa.”

Ainda de acordo com o delegado, a operação foi um esforço conjunto das forças de segurança. “Agradeço também o apoio da DIG, que ofereceu suporte para a gente, e da Polícia Militar, que esteve presente na hora do cumprimento dos mandados. Foi um trabalho de equipe integrado para conseguir efetuar essas prisões.”

O delegado responsável pelo setor de investigações gerais (DIG) de Avaré , Dr. Adriano Leite de Assis também reforçou que a operação faz parte de um trabalho contínuo na região toda. “A investigação já está transcorrendo há certo tempo, e no dia de hoje foram cumpridos mandados de busca e prisão. Conseguimos encontrar entorpecentes, uma arma de fogo, e muitas equipes estiveram envolvidas para dar esse suporte.”
Haviam policiais civis de Avaré, Taquarituba, Iaras, Itai, Manduri e outras cidades da região.
O exame de corpo delito dos presos foi feito no Hospital de Piraju, o que surpreendeu quem passava pelo local antes das 8 da manhã pelo número de viaturas e policiais nas imediações.
Agora, as diligências sobre os casos seguem com novas investigações com objetivo de identificar outros possíveis envolvidos. “As investigações continuam para descobrirmos se há mais suspeitos ligados a essa organização criminosa e ao tráfico na região”, concluiu o delegado Gean Batista.Também participou da ação a delegada titular da Delegacia de Polícia do município em Piraju, Dra.Dayse Carloto.No momento Dr. Gean responde pelo 1º DP de Piraju e Delpol Manduri. Todo o material recolhido deverá passar pela perícia do Instituto de Criminalística.