A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), realizou na tarde de terça-feira, 10 de junho, um simulado de ocorrência de “ataque ativo” na Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga, em Piraju.
O treinamento mobilizou mais de 30 policiais, integrantes da 2ª Companhia da PM de Piraju e da Companhia de Força Tática do 53º BPM/I, e teve como objetivo aprimorar o preparo do efetivo para atuar em ocorrências de alta complexidade em ambiente escolar — como situações com agressor ativo — desenvolvendo respostas rápidas, seguras e coordenadas para proteção de alunos e profissionais da educação.
A simulação também contou com a participação da equipe da escola, incluindo diretores, coordenadores e demais funcionários, que integraram o cenário do treinamento, colaborando com a dinâmica e auxiliando na avaliação de estratégias de resposta.
Estiveram presentes acompanhando a operação o promotor de Justiça da Comarca de Piraju, Dr. Francisco Antônio Nieri Mattosinho, a juíza da 1ª Vara, Mariana Lova Oyama,o capitão PM Felipe Andrade Encarnação e o vereador Reginaldo Rodrigues(Republicanos).
A imprensa foi oficialmente convidada para acompanhar o exercício. Após a atividade, a Comunicação Social do 53º BPM/I e da 2ª Companhia disponibilizou fotos e vídeos aos veículos que solicitaram o material. Todos os veículos de comunicação de Piraju e região foram convidados. Serão uma sequência de 3 vídeos aqui no Instagram editados pela Folha de Piraju. Obrigado pelos materiais enviados que ficarão registrados nesta edição digital, no Instagram e facebook da Folha de Piraju e nesta plataforma folhadepiraju.com