ZÉ MARIA MANTÉM POSIÇÃO E NEGA PEDIDO DE ESTUDOS PARA NOVA USINA
Postado à, 702 dias atrás | 5 minutos de leitura
A Folha reproduz o vídeo acima feito por Rodrigo Martini Dias/ Imagens Aéreas em 30 de abril de 2023
que mostra a riqueza da Trilha das Corredeiras
O Prefeito da Estância Turística de Piraju, José Maria Costa voltou a receber no primeiro dia do mês de junho uma solicitação da EC Brasil quanto ao uso e ocupação do solo na área do Parque das Corredeiras com objetivo de iniciar estudos para construção de uma nova usina hidrelétrica no município e já despachou negando o pedido.
O pedido feito pela empresa EC Brasil - Energias Complementares foi prontamente negado pelo prefeito José Maria que manteve seu posicionamento do início de seu mandato, quando chegou a quebrar uma caneta como forma de protesto simbólico contra a construção de novas usinas no Rio Paranapanema em um evento público. E de lá para cá já enfrentou na Justiça a empresa.
Na manhã desta terça-feira, o Diretor de Serviços de Secretaria, Narciso Gonçalves disse que o prefeito José ‘Maria foi rápido negando a certidão para o uso e ocupação de solo protocolado pela empresa, e assim o prefeito diz que pelo menos na sua gestão a EC Brasil não vai fazer nenhum serviço de prospecção para construção de Usina no município de Piraju. O Diretor afirmou também que eles possuem um pedido de 2017,quando chegaram a iniciar os trabalhos de prospecção sem qualquer respeito à comunidade, antes mesmo de fazer um pedido oficial à Prefeitura de Piraju, quando foram barrados pela administração municipal.
Na época, lembrou Narciso, a empresa EC Brasil chegou a entrar na Justiça contra o prefeito José Maria Costa, mas foi derrotada.
Ao longo de seus 900 km o rio Paranapanema, possui os últimos 8 km de calha natural, justamente em Piraju, no trecho à jusante da Ponte Nelson de Godoi Pereira, na cidade onde também fica a barragem da UHE Paranapanema da ENEL Green Power
A construção de uma nova usina acabaria com todo o trecho de corredeiras considerado de fundamental importância turística para o município e local onde ainda vivem e se reproduzem espécies de peixes em extinção como o Surubim e o Dourado.
Peixes que necessitam de corredeiras para sua sobrevivência. A pista da equipe de canoagem slalom, onde treina a equipe de Piraju que já revelou diversos atletas que representaram o Brasil em Jogos Olímpicos, também deixaria de existir, caso uma nova barragem surgisse nas proximidades da Floresta das Corredeiras, que também ficaria submersa.
O Prefeito Zé Maria entende que o município de Piraju já contribuiu muito na questão da geração de energia para o país ao longo dos últimos quase 100 anos. O posicionamento do prefeito de Piraju contrário à construção de novas usinas, também vai de encontro ao posicionamento da população de Piraju, que é contra a construção de mais uma usina. Obra que gera empregos temporários e depois funciona com 3 ou 4 funcionários apenas como aconteceu com a CBA no município.
O novo pedido foi feito, segundo a empresa, porque eles têm que prestar contas à ANEEL, sobre o pedido de prospecção que foi renovado em 2020,e agora o pedido a princípio seria para finalizar de vez o processo.
O prefeito José Maria Costa nega a certidão baseada nos mesmos termos que já foi feito no passado. O setor jurídico da prefeitura está agora preparando um ofício para empresa, mostrando os argumentos e também reafirmando que o que vale é a vontade do povo de Piraju que não quer abrir mão das Corredeiras do Rio Paranapanema.
Mais Vídeos mostrando a Trilha das Corredeiras como esse a seguir da Manga Pesca & Aventura