seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Zé Maria entra na Justiça contra fase vermelha em Piraju, mas liminar é negada

Postado à, 1364 dias atrás | 4 minutos de leitura

Zé Maria entra na Justiça contra fase vermelha em Piraju, mas liminar é negada

Em primeira análise, o pedido de liminar do Mandado de Segurança impetrado contra o ato do governo de São Paulo foi negado, mas o pedido segue para análise do mérito pela Justiça de Piraju.  

O Prefeito de Piraju José Maria Costa impetrou na Justiça de Piraju um Mandado de Segurança pedindo que seja revista a posição de Piraju no Plano São Paulo de retomada da economia e que o município seja levado a fase amarela, a mesma onde se encontra a Capital do Estado
No Mandado de Segurança com pedido de liminar, protocolado ontem no Fórum de Piraju, o Prefeito José Maria Costa pede que seja dado ao Município que ele administra o mesmo direito de ter maior flexibilização para funcionamento das atividades econômicas locais.
O pedido de liminar foi negado na noite de sexta-feira (3) e Piraju não será incluído na fase amarela imediatamente como era esperado, mas a Justiça de Piraju vai analisar agora os argumentos apresentados na ação. 
A Prefeitura de Piraju reclama na Justiça o direito de receber do Estado, o mesmo tratamento que teve o Município São Paulo na análise dos critérios para avançar nas fases mais flexíveis do Plano São Paulo.
O primeiro apontamento desta diferença entre Piraju e São Paulo é que, mesmo a Capital fazendo parte de uma região, sua situação foi analisada separadamente do restante dos municípios que compõem esta região, enquanto Piraju foi analisada conjuntamente com os outros municípios da região de Bauru onde está inserido. 
Ainda mais se o governo de São Paulo tivesse analisado o número de casos de covid-19, internações, mortes, taxa de ocupação de UTI e a quantidade existente de leitos para cada 100 mil habitantes teria levado Piraju a fase amarela assim como fez com a Capital.

De acordo com os dados fornecidos pelo órgão responsável em monitorar a pandemia no Município, Piraju estaria em condições semelhante ou até melhor que o Município de São Paulo e apto para entrar na terceira fase da retomada das atividades econômicas.
 
Quando foi levado para a fase mais flexível, São Paulo tinha 63% de ocupação dos leitos disponíveis, enquanto Piraju tinha 60% de ocupação. Além do mais, o número de casos positivos em relação à população do município a de São Paulo é de 1,2% enquanto em Piraju é 0,5%.

Com isso, não resta dúvida que, se os dados relativos ao enfrentamento, prevenção e controle da pandemia de Piraju, tivessem sido analisados com o mesmo critério que estas mesmas informações do Município de São Paulo, ambos estariam na mesma fase Amarela, e não somente a Capital, o que revela falta de tratamento igualitário para os dois municípios