seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Zé Maria cumpre promessa e, pela primeira vez na história, Piraju tem CONSELHO DE CULTURA

Postado à, 1167 dias atrás | 4 minutos de leitura

Zé Maria cumpre promessa e, pela primeira vez na história, Piraju tem CONSELHO DE CULTURA
A primeira gestão do Conselho Municipal da Cultura de Piraju tomou posse e realizou a eleição para o biênio 2021/22, em sua primeira reunião ordinária, dia 14, no Centro de Convenções ‘Dr. Richardson Louzada’.
O novo presidente do Conselho, Lincoln Lattari, é produtor cultural, professor de dança e artesanato e reúne um histórico de realizações em Ourinhos e Piraju. O vice, Paulo ‘Viggu’ Henrique da Silva, é músico e já foi diretor de Cultura nas duas últimas gestões de Chico Pipoca (2005-08 e 2009-12). O secretário geral é o músico e estudante de Direito, Luiz Rocha. A secretária adjunta é Isadora Reimão, artista plástica e filha de João Reimão, artista, empresário e ex-diretor de Turismo na gestão Chico Pipoca/Zé Maria (1989-92).
Os trabalhos no dia foram dirigidos pelo Diretor de Cultura, Gervásio Pozza e estava presentes a maior parte dos conselheiros convocados.
A partir de agora, será criado o Regimento Interno, além de iniciado as discussões e audiências do Plano Municipal de Cultura.
Lincoln, como presidente da primeira gestão do Conselho, enfatizou o papel do conselho na política de cultura do município, dizendo que “o Conselho permite que a toda a sociedade especialmente os profissionais e segmentos culturais sejam ouvidos, também dando mais visibilidade a tudo que está sendo realizado no âmbito da cultura do município e o que ainda deve ser feito”.
 
RIO PARANAPANEMA
Paulo Viggu defendeu a identidade cultural pirajuense ligada às águas do Paranapanema, insistindo que essa característica deve ser preservada, reconhecida e reforçada entre os pirajuenses.
Os novos secretários, Luiz Rocha e Isa Reimão reiteraram a importância do Conselho como órgão fundamental para tornar a cultura local, já rica, mais forte e presente no dia-a-dia da comunidade, dos visitantes e turistas.
Com o novo Conselho, o atual diretor, Gervásio, avalia que “haverá maior e justo reconhecimento das práticas culturais realizadas no município, fortalecendo a produção dos artistas e coletivos culturais, além de maior envolvimento dos reais interessados com as demandas locais, melhorando o diálogo entre as linguagens artísticas e criando, por fim, uma relação mais intensa entre os setores da comunidade artística e a sociedade civil pirajuense”.
Os conselheiros receberam, por meio online, um resumo das atividades e estrutura do Departamento de Cultura, além da legislação do Sistema de Cultura e as minutas que serão foco dos trabalhos em 2021.
 
A LEI
Há cerca de 2 anos, em Brasília, o prefeito José Maria Costa surpreendeu-se com a impossibilidade de recursos para a área cultural pela ausência do Fundo de Cultura no município. A partir desse momento, exigiu que fosse criada a legislação apropriada para mais um canal de recursos junto ao governo federal, fundações, ONGs e empresas privadas.
Assumindo a pasta da Cultura, no final de 2019, o Diretor Gervásio contou com o trabalho de Chico Miranda, falecido ano passado, que foi o principal articulador da Prefeitura na aprovação pela Câmara Municipal da Lei 4.215/2020, criando o Sistema Municipal de Cultura, composto dentre outros órgãos, pelo Conselho e Fundo de Cultura. Além disso, Miranda também deixou as minutas do Regimento Interno e do Plano Municipal de Cultura, que deverão, a partir de agora, ser discutidas e deliberadas pelo novo Conselho.