seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

TV BRASIL TROUXE ESPECIAL SOBRE INCÊNDIO NO EDIFICIO JOELMA

Postado à, 25 dias atrás | 3 minutos de leitura

TV BRASIL TROUXE ESPECIAL SOBRE INCÊNDIO NO EDIFICIO JOELMA
por Maria Ângela (Editora da Folha de Piraju)
Há muitas décadas, eu ainda era criança e ficava muito na casa de uma tia no quarto andar do prédio onde minha avó morava. Meus avós residiam no terceiro andar e quinto andar, mas esse apartamento de minha tia no quarto andar era meu predileto porque tinha janelas que davam para vários cantos do centro da cidade. Era de esquina, diferente dos demais.  De uma das janelas pude ver o incêndio no edificio Andraus e de outra tempos depois o do Joelma. Mas só me lembro do quanto me assustou ver o movimento na esquina da avenida Ipiranga com a avenida Duque de Caxias, bem no centrão de SP. Era um barulho de carros de bombeiros e viaturas policiais e se via a fumaça escura pelo céu. Me lembro que ouvíamos a noticia pelo rádio. Não me recordo se haviam noticias pela TV. A TV do apartamento de minha tia era de 20 polegadas com antenas internas e de tubo. Era moderna naquela ocasião. Lembro-me bem das emissoras de rádio que ela mudava aqui e depois ali e íamos acompanhando os desdobramentos daquele terrível acontecimento um pouco porque de onde estavámos dava pra ver a fumaça e a movimentação que se desdobrava a partir do Largo Paissandu.
Nessa época já morava em Piraju, mas estava de férias em SP.
Recordo-me que minha tia ficou muito emocionada com a notícia e que aquele foi o assunto daqueles dias em todos os lugares padarias, lojas e bancas de jornal ali nas redondezas.
Assim nessa área do site da Folha de Piraju de "memória" estamos reproduzindo o vídeo que a TV Brasil produziu sobre esse lamentável incêndio.
 
TV Brasil
O texto a seguir vem relatar que hoje a TV Brasil apresentou um documentário sobre o incêndio do Edifício Joelma, há exatos 50 anos, dia 1º de fevereiro,no centro de São Paulo.E até hoje, existem divergências sobre o número de mortos, mas foram pelo menos 180. Certo mesmo é que a tragédia poderia ter sido evitada com medidas simples, como portas corta-fogo nas escadas e um alarme de incêndio. No entanto, só depois daquele 1° de fevereiro de 1974 é que surgiram normas exigindo equipamentos de proteção. O Caminhos da Reportagem sobre os 50 anos do incêndio do Joelma foi ao ar às dez da noite no domingo,  na TV Brasil. Na sequência um outro documentário que fala também do incêndio no Andraus, além do Joelma produzido pel a QR Produções.
 
veja algumas fotos