seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

TRILHA DAS CORREDEIRAS SERÁ INAUGURADA OFICIALMENTE NESTA SEXTA , DIA 12

Postado à, 623 dias atrás | 5 minutos de leitura

TRILHA DAS CORREDEIRAS SERÁ INAUGURADA OFICIALMENTE NESTA SEXTA , DIA 12
 
Roberto Bersi e redação da Folha de Piraju
 
Ela já caiu nas graças de turistas da população pirajuense e dos atletas da equipe de canoagem slalom de Piraju, por sua beleza, praticidade e contato com a natureza, e será inaugurada oficialmente nesta sexta feira dia 12, às 10 horas da manhã. Estamos falando do novo atrativo turístico de Piraju, a Trilha das Corredeiras.
Nome
A Trilha das Corredeiras receberá o nome de José Rubens de Oliveira, conhecidíssimo produtor rural de Piraju e região, que foi Presidente de Fecapi quando da realização do primeiro rodeio profissional, foi presidente do Sindicato Rural de Piraju, do Iate Clube Piraju e do Hospital além de ter sido por muitos anos proprietário da Folha de Piraju. Rubinho foi um dos maiores batalhadores pelas causas coletivas da cidade. Na sua gestão no Sindicato nasceu a Associação dos Plasticultores (APPI) e nas suas gestões na FECAPI fez a drenagem de muitos setores, promoveu cursos de alternativas agrícolas (hoje uma realidade no município) e exerceu ainda o cargo de diretor de Obras da prefeitura no final da gestão de Francisco Rodrigues.
Ele e o prefeito atual no passado disputaram uma eleição que perderam (ambos) por estarem separados na ocasião. 
A decisão de José Maria de homenagear Rubinho de Oliveira com o nome da trilha é uma feliz e justa homenagem a um cidadão de muitas lutas para o desenvolvimento da comunidade local. Era uma liderança com facilidade de administrar e fazer amigos fiéis que somavam esforços a tudo que ele decidia levar adiante. O tempo passa e muitas coisas boas que as pessoas fazem, sua dedicação e projetos caem num esquecimento natural da impermanência de nossas existências. Será uma retribuição justa a todo seu trabalho por Piraju ver o nome de Rubinho na placa de denominação da trilha das corredeiras.
 
Recursos bem empregados
 
Por iniciativa do Prefeito José Maria Costa, a trilha que já foi idealizada no passado, hoje é uma realidade. A arquiteta e também diretora do Departamento de Projetos e Obras Públicas DEPRO, Maria Fernanda Barbério que esteve à frente do projeto, conta que essa importante obra para o turismo da Estância Turística de Piraju, foi realizada com verba do DADETUR de 2019, e enfrentou as paralisações por conta da pandemia, mas que hoje o projeto saiu do papel e se concretizou.
 
Poder andar tranquilamente, em uma passarela de madeira com toda segurança, conforto e acessibilidade tornou o local, com certeza o mais procurado por turistas da cidade e região. Hoje naquele trecho já foram tiradas até fotos para álbuns de casamento.
O contato com a natureza fica evidente quando o visitante da Trilha passa por entre as árvores e a mata nativa da região, e pode chegar bem perto do último trecho de corredeiras do extenso Rio Paranapanema que ao longo de seus quase 900 quilômetros, possui apenas 7 de curso nativo e de corredeiras, que estão justamente aqui em Piraju. E a Trilha das Corredeiras coloca o visitante, praticamente dentro desse trecho onde a natureza ainda vive.
 
Para o esporte, especialmente a canoagem slalom, a trilha é de grande valia. A equipe de canoístas de Piraju, antes da trilha precisava se aventurar entre pedras e lama, para acessar a pista de treinamento. 
Hoje eles usam a trilha onde existe um deck com escadas para que possam chegar as corredeiras. 
ATLETAS
 
Em conversa com a reportagem o atleta olímpico de Piraju Charles Correa, o Charlinho, elogiou muito a obra e disse que já participou de várias competições em diferentes pistas e nenhuma delas tem um acesso como a da Trilha das Corredeiras. Ele agradece o prefeito Zé Maria pela obra, “que de uma só vez, incentiva o turismo na cidade, e ajuda muito a canoagem slalom em nosso município.”