seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Timburi fica entre as 16 cidades do estado de São Paulo no ranking do Município Agro 2022

Postado à, 478 dias atrás | 5 minutos de leitura

Timburi fica entre as 16 cidades do estado de São Paulo no ranking do Município Agro 2022
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou na quarta-feira (30/11) que Timburi ficou em 16º lugar na quarta edição do Prêmio Cidadania no Campo – “Município Agro”, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas. 
O prefeito Silvinho Polo parabenizou os servidores das pastas de Agricultura e Meio Ambiente no município. “Em Timburi, o agro tem importância fundamental na geração de empregos e de oportunidades às famílias. Por este motivo temos dado todo o apoio e incentivo aos produtores rurais para que possam se fortalecer. Este reconhecimento e ótimo desempenho do município é fruto dos trabalhos realizados pela nossa equipe. Tivemos um ano de muitas conquistas para Timburi. Conseguimos o Selo Verde/Azul, o primeiro lugar na Bacia Hidrográfica do Paranapanema e hoje o Município Agro é uma verba no valor de R$ 40 mil que estaremos investindo no setor agrícola”, relata o prefeito.
 
No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados.  Timburi em 2021 ficou em 35º lugar com 68 pontos e devido ao ótimo trabalho desenvolvidos pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente com o total apoio da administração municipal, obteve o 16º lugar com 91 pontos neste ano de 2022.   
Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Ciclo 2021/2022 contou com a participação de 345 municípios, que apresentaram documentos comprobatórios de atividades desenvolvidas por eles, relativas às 10 diretivas do programa, sendo: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável; Sanidade Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência, Mitigação e Adaptação as Mudanças Climáticas; Interação Campo-Cidade. 
O Programa Município Agro – Ranking Paulista também estimula as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais a fim de fortalecer as gestões locais, melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio paulista e a investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. 
Além disso, orienta os municípios no atendimento às diretrizes do Programa do Governo Estadual Cidadania no Campo visando o desenvolvimento rural sustentável através da parceria entre os entes governamentais.
Além  de Silvio Pólo estivem na Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o vice-prefeito Anderson Solé, os secretários Robson Silva (Agricultura) e Andrey Rueda (Meio Ambiente), e os funcionários Moacir Ambiel, Paulo Guilherme e Juninho Moura. 
Confira a lista com os municípios premiados abaixo:
 
1° Capão Bonito 
2° Joanópolis 
3° Valparaíso 
 
4° a 10°
São Bento do Sapucaí
Bragança Paulista
Mogi Mirim
São Paulo do Pau d´Alho
Monte Alto
Sud Mennucci
Adamantina
 
11° a 20°
Itapetininga
Morro Agudo 
Junqueirópolis
Ibiúna
Timburi
Mirante do Paranapanema
Atibaia
Dois Córregos
São Pedro do Turvo
Florínea
 
 
Reportagem: COMUNIC
Capa e esta foto- Representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente com o prefeito Silvio Pólo e o vice- prefeito Anderson Solé.
Timburi conseguiu sair de 35º em 2021 para 16º em 2022
Silvio Pólo e Anderson Solé com o secretário de Meio Ambiente de Timburi.
As prefeituras tiveram do dia 01/08/2022 à 16/09/2022 para enviarem seus relatórios, via sistema oficial do programa, os quais foram analisados e pontuados pela equipe técnica da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.A premiação aos certificados de 2022 foi no valor de 5 milhões de reais, distribuídos à 141 municípios. Em 2021, foram 85 certificados que dividiram o prêmio de R$ 4,7 milhões, sendo o primeiro colocado Joanópolis, seguido de Bragança Paulista e São Bento do Sapucaí.