seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Tarifa da zona azul em Piraju deverá ser dobrada para que serviço hoje deficitário seja mantido

Postado à, 644 dias atrás | 3 minutos de leitura

Tarifa da zona azul em Piraju deverá ser dobrada para que serviço hoje deficitário seja mantido

Na noite desta quarta-feira,13 de julho, no salão da Câmara Municipal de Piraju, aconteceu uma reunião entre o prefeito José Maria Costa, o diretor administrativo do município, Paulo Sara, além dos representantes da Guarda Mirim Constantino Leman e vereadores para discutir o futuro do estacionamento rotativo denominado Zona Azul, nas principais vias do centro da cidade.

A reunião foi convocada pela vereadora Léa Jacob, após um ofício/comunicado da Guarda Mirim de que não havia mais interesse da entidade em continuar prestando os serviços de concessão do uso da Zona Azul com a Prefeitura que se encerra em 21 de setembro deste ano. O presidente da Guarda Mirim, José Celso de Oliveira disse que atualmente o sistema rotativo apresenta déficit financeiro, pois há mais de 10 anos não há aumento na tarifa da Zona Azul. Ele destacou também a dificuldade com a fiscalização do estacionamento rotativo.

 

Segundo a entidade existe dificuldade financeira em manter o funcionamento do sistema rotativo de estacionamento e os pagamentos dos cerca de 20 funcionários que atendem as 300 vagas da zona azul. A Guarda Mirim teria relatado oficialmente à prefeitura que não havia mais interesse em administrar os trabalhos devido ao déficit financeiro e que iria se desligar da prestação desse serviço.

O prefeito José Maria Costa, assim como todos os presentes ouviram atentamente a direção da Guarda afirmando que a Prefeitura também não tem condições de manter os serviços da Zona Azul, e que a administração tem que ser feita por um terceiro setor, mas que a Prefeitura irá estudar junto com a Câmara algumas medidas para manter os serviços no município.

 

Após algumas conversas, os vereadores decidiram que irão fazer uma indicação para que o preço da tarifa passe de R$ 1 para R$ 2. Se isso ocorrer, a Guarda Mirim aceita continuar realizando o trabalho nas ruas de Piraju.

O prefeito José Maria Costa disse que apesar de não ser hora para aumentos para a população, entende a situação dos funcionários que trabalham na Zona Azul, e destacou que se os vereadores fizerem a indicação ele irá estudar com carinho a proposta, pensando principalmente nos funcionários que dependem desse salário para viver.

O Diretor Paulo Sara disse que será criado um grupo de estudo para discutir a zona azul e sua funcionalidade e que a mesma tem como principal objetivo a rotatividade de veículos, liberando assim vaga para um número maior de usuários.