seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Swingueira do Paranapanema traz reflexão relacionada ao tempo

Postado à, 408 dias atrás | 4 minutos de leitura

Swingueira do Paranapanema traz reflexão relacionada ao tempo
O tema da escola pirajuense que nasceu de uma dissidência da grande e inesquecível Juventude Alegre, a Swingueira do Paranapanema tem nas coisas de Piraju sua inspiração para falar do tempo. 
É tão ilógico esse tal senhor tempo que eles vão sair com o mesmo tema de 2020 quando “não tiveram tempo nem grana” pra confeccionar todas as fantasias e finalizar tudo. 
Mas e daí ? 
Desfilaram, guardaram tudo direitinho e o que ficou vão repetir agora finalizando o que faltou em 2020. Lindo né ?
Afinal depois de 2 anos de pandemia nada como tudo feito com tranquilidade sem pressa e adaptando às condições atuais. 
Dessa forma sai a Swingueira,  trazendo um discurso atual, mesmo de 2020, sem fugir do tema épico e/ou histórico, a escola traz no enrredo um pouco de Chronos: é o “tempo dos homens”, ou seja, o tempo físico, que é cronológico e que segue uma ordem. Significando tudo aquilo que marca e controla (ou é apenas uma ilusão) o dia, a semana o mês, os anos e a vida.
 
Na sequência  a Swingueira traz Kairós: que seria  o tempo de Deus, que representa a oportunidade. Ele simboliza o melhor instante presente: o instante em que se consegue afastar o caos e abraçar a felicidade, que uma vez passada não volta mais atrás.
E assim  o tema : “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!”
 
A escola reúne um pessoal  que se agremia pra curtir o carnaval, a amizade que o tempo e as vidas não desfazem . 
 
A bateria comandada por mestre Tufy e também mestre Danilo dá um tom perfeito no que a escola tem de improviso e motivação. E tem de sobra com maestria.
Como a Juventude chegam integrantes daqui e os que vão chegar nos dias de carnaval à cidade mas todos empenhados. 
 
O próprio Tufy que no falatório geral  é visto como “o dono da escola”, ocupa o lugar de mestre de bateria, mas reside em SP, onde trabalha.
Ele é uma unanimidade na turma da escola respeitado quase como um orientador espiritual da Swingueira.
Na verdade um entusiasta da causa  como tantos outros aqui na cidade que no passado, alguns ainda crianças, saiam na J.A.
 
Assim como a Juventude Alegre e o Bairro Alto a Swingueira reúne várias gerações de um carnaval que mudou demais pelo menos em Piraju.
As grandes escolas de cidades maiores ainda sobrevivem porque profissionalizaram seu carnaval de tal maneira que terminam um começam outro, com diretorias engajadas e em condições de dedicar-se desde a quaresma ao evento do ano seguinte fazendo promoções, projetos, cadastramentos em instituições e no poder público para garantirem recursos oficiais cada vez mais criteriosos e complicados porque as demandas de outros setores são sempre crescentes.
No interior é tudo mais lento, as pessoas têm outras frentes de interesse e trabalho na comunidade.
Assim  esse carnaval de última hora e feito com recursos próprios e de  colaboradores mantém acesa a chama e o coração dos swingueiros nessa rede social chamada Piraju.
No final nesse cenário tão mutante a pergunta que fica: existe mesmo esse tal tempo ?
 

 

 
Óbvio que entre os intérpretes, o principal é o Luiz Rocha colaborador da Folha. Vejam lá.
 Mas no coral CORAL
Jorginho Soares
Andherson Cicinho
Luizinho Dimenor
Luiz Rocha
Helber Medeiros
Mayara Costa
Tami Uchôa