seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

Sarutaiá: Câmara pede ao prefeito que funcionalismo receba ao menos a reposição inflacionária

Postado à, 8 dias atrás | 18 minutos de leitura

Sarutaiá: Câmara pede ao prefeito que funcionalismo receba ao menos a reposição inflacionária
Câmara de Sarutaiá se reúne na primeira sessão ordinária de 2021
 
A primeira sessão ordinária da Câmara de Sarutaiá neste ano de 2021 aconteceu quinta-feira à noite  com a apresentação de vários requerimentos, indicações e moções. Todos aprovados por unanimidade.
Padaria Municipal
Pablo Garrote Vieira quer saber sobre paralização da Padaria Municipal
No REQUERIMENTO Nº 01/2021 o vereador Pablo Bruno Garrote Vieira solicitou ao prefeito informações sobre o funcionamento da padaria municipal que está paralisada. Pablo quer saber se há algum problema com equipamentos ou mão de obra, justificando que: “a padaria municipal é muito importante principalmente para os nossos trabalhadores que recebiam o pão todos os dias, e é do conhecimento de todos que o serviço rural exige muito esforço, então nada mais justo a padaria voltar a funcionar para também voltar a fornecer esses pães aos mesmos”.
 
Praça Adolpho Ramos
Vereador questiona retomada da reforma da Praça Adolpho Ramos
O vereador José Wilson Sampaio de Carvalho no REQUERIMENTO Nº 02/2021 quer informações da prefeitura sobre  a reforma da Praça Adolfo Ramos da Silva. Ele justifica que tem sido procurado “por vários munícipes e comerciantes querendo saber sobre a reforma da praça, querem saber porque parou a reforma, quando vão recomeçar e quando vão terminar a obra”. 
 
Reposição para Funcionalismo
Reposição para o funcionalismo tem apoio de toda Câmara
O REQUERIMENTO Nº 03/2021 do vereador Benedito Raimundo de Paula solicitando informação do prefeito Isnar se os funcionários públicos municipais terão pelo menos o índice inflacionário que foi dado pelo Governo. Ele explica que tem sido procurado pelos funcionários públicos para saber sobre esse pleito justo. O requerimento de Raimundo (Bodinho) foi assinado pelo presidente da Casa  Jessé Aparecido Lisboa, pelo primeiro e segundo secretários da mesa Pablo Bruno Garrote Vieira  e Diego Afonso Nunes Basso  por   José Wilson Sampaio de Carvalho,  e pelos  vereadores Márcio José Alves da Encarnação,  Dijalma Dalla Bernardina , Paulo Henrique da Silva ,  Valmir Aparecido Cardoso.  
 
 
MOÇÕES DE PESAR 
 
Sr. Leôncio
O vereador VALMIR APARECIDO CARDOSO apresentou a 
MOÇÃO DE PESAR Nº 01/2021 pelo falecimento do Senhor Leôncio Vitor Pereira, ocorrida no dia 13 de janeiro do corrente ano na cidade. Através a Moção, externar votos de mais profundo pesar pelo falecimento da Senhor Leôncio Vitor Pereira. “O Senhor Leôncio como era carinhosamente conhecido, deixa para nós um exemplo de pai e amigo. Essa Casa Legislativa presta essa singela homenagem póstuma a esta família a quem temos muito apreço, apresentado publicamente sentimentos de pesar aos familiares, se solidarizando nesta hora de dor. Que Deus
 em sua infinita misericórdia possa dar ao saudoso Senhor Leôncio Vitor Pereira o descanso da vida eterna, em recompensa a sua bondade e obras realizadas em vida”. O vereador Valmir pediu que fosse dado conhecimento à moção aprovada por unanimidade à família do falecido Sr. Leôncio em especial a sua esposa Senhora Vanilde de Souza Pereira, aos filhos Rosimeire, Rosangela e Ronaldo..
 
Professora Eliene
O vereador Valmir também apresentou a  MOÇÃO DE PESAR Nº 02/2021pelo falecimento da Senhora Eliene Padilha de Castro, ocorrida no dia 17 de janeiro do corrente ano, na cidade de Botucatu-SP. Dona Eliene era mão do ex- vereador e presidente da Câmara Paulo Rogério de Castro. A Senhora Eliene Padilha de Castro disse o vereador Valmir  “além de ter sido professora exemplar também deixou para nós um exemplo de esposa, mãe e amiga. Essa Casa Legislativa presta essa singela homenagem póstuma a esta família a quem temos muito apreço, apresentado publicamente sentimentos de pesar aos familiares, se solidarizando nesta hora de dor. Que DEUS em sua infinita misericórdia possa dar a saudosa Dona Eliene Padilha de Castro o descanso da vida eterna, em recompensa a sua bondade e obras realizadas em vida”. Ele solicitou que seja oficiado sobre a moção em especial ao seu esposo Senhor Paulo Afonso de Castro, aos filhos Paulo Rogério de Castro e Jefferson. 
Sarutaiá, 08 de fevereiro de 2021.
 
Dona Zenaide
Ainda o vereador Valmir apresentou a MOÇÃO DE PESAR Nº 03/2021 pelo falecimento da Senhora Zenaide Matiazzo Dolissio, ocorrida no dia 26 de janeiro do corrente ano, em Sarutaiá. “Dona Zenaide como era carinhosamente conhecida, deixou para nós um exemplo de mãe e amiga. Essa Casa Legislativa presta essa singela homenagem póstuma a esta família a quem temos muito apreço, apresentado publicamente sentimentos de pesar aos familiares, se solidarizando nesta hora de dor. Que DEUS em sua infinita misericórdia possa dar a saudosa Dona Zenaide Matiazzo Dolissio o descanso da vida eterna, em recompensa a sua bondade e obras realizadas em vida”. Também foi solicitado pelo vereador que seja dado conhecimento sobre a moção à família enlutada em especial aos filhos Adelaide, Osmar, Italo e Elenilda.
 
Todas as moções foram aprovadas por unanimidade e tiveram manifestações de vários vereadores presentes.
 
INDICAÇÕES 
 
Rodoviária
O vereador estreante Diego Afonso Nunes Basso apresentou a INDICAÇÃO Nº 01/2021 nesta primeira sessão ordinária de Sarutaiá alertando o prefeito sobre  a necessidade de se fazer manutenção no pátio e praça do Terminal Rodoviário Teodureto Porfírio da Rocha, como iluminação, lajotamento, pintura etc... Na sua justificativa ele explica que  “devido ao fluxo de ônibus as lajotas estão muito danificadas causando infiltrações e precisando ser levantada no nível, também se faz necessário a troca de algumas lâmpadas e manutenção em alguns pontos e finalizando com a pintura no prédio e guias”.
 
LAJOTAMENTO
O também estreante vereador Pablo Bruno Garrote Vieira apresentou a INDICAÇÃO Nº 02/2021 ressaltando ao prefeito a necessidade de arrumar o lajotamento da Rua Arlindo Damásio Cabral em frente a creche municipal. Diz o vereador: “Senhor Prefeito, com a retirada das arvores o referido local ficou sem lajotas causando transtorno para os moradores principalmente nesses dias chuvosos que o barro invade as casas, então nada mais justo essa benfeitoria ainda mais agora com a volta das aulas já que fica próximo à escola”.
ILUMINAÇÃO E LANCHES 
Pablo também apresentou a INDICAÇÃO Nº 03/2021 solicitando iluminação no final da Rua 13 de maio paralela com a Rua Aarão Freitas. E disse na sua justificativa: “Senhor Prefeito, recebi inúmeras reclamações dos moradores do referido local, fiz uma visita in loco a noite e constatei que não há os braços de luz nos postes, tornando o local muito escuro, então se faz necessária essa iluminação para dar mais segurança aos moradores e transeuntes”. Ele também é o autor da INDICAÇÃO Nº 04/2021 pedindo que seja oficiado ao prefeito  a possibilidade de fornecer lanche aos pacientes que buscam tratamento nas cidades de Jaú/SP(Amaral Carvalho) e Botucatu/SP (Unesp) declarando na sua explicação : “Senhor Prefeito, as pessoas que buscam tratamento nessas cidades saem de madrugada e muitas vezes não tem condições de comprar alguma coisa para comerem, então o lanche ajudaria muito”.
A Folha de Piraju verificou e confirmou uma informação que há cerca de 21 anos a prefeitura costumava fornecer lanche aos doentes e familiares transportados a Rubião.
 
 
 UNIFORMES ESCOLARES: indicação assinada por 3 vereadores
 
A INDICAÇÃO Nº 05/2021 assinada pelos vereadores Dijalma Dalla Bernardina, Benedito Raimundo de Paula e José Wilson Sampaio de Carvalho pede ao prefeito que verifique  a possiblidade de doar uniformes escolares para os alunos das escolas Municipais já que “ em razão da pandemia e visando a economia financeira dos familiares dos estudantes, entendemos ser viável, que a prefeitura doe uniforme escolares para os alunos das escolas municipais”.
 
MÉDICO VETERINÁRIO : Indicação assinada por 2 vereadores
Os vereadores Jessé Aparecido Lisboa e Pablo Bruno Garrote Vieira, ambos integrantes da mesa diretora da casa apresentaram a INDICAÇÃO Nº 06/2021 para que seja oficiado ao Senhor Prefeito Municipal, estudar a possiblidade de contratar um médico veterinário ou fazer parceria para campanha de castração ou tratamento clínico quando necessário. Ambos justificam que  “ seria muito importante para o município contar com um profissional nessa área, para amenizar os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano, seja com os animais na rua ou doentes, além de ser uma questão de saúde pública evitando várias doenças oriundas desses animais”.
 
 
REDUTOR DE VELOCIDADE
Jessé Aparecido Lisboa também apresentou a INDICAÇÃO Nº 07/2021 solicitando à prefeitura a necessidade de um redutor de velocidade na Rua André Bersi, próximo ao parquinho. Segundo Jessé 
“ um redutor de velocidade próximo ao parquinho se faz necessário para dar mais segurança para todos que fazem caminhada e também para as crianças que brincam nos brinquedos ao lado referida rua”. 
Outra indicação do vereador Jessé a INDICAÇÃO Nº 08/2021 pede ao prefeito a recolocação de placas com sinalização PARE na Rua Sebastião Arruda sentido Praça Adolfo Ramos da Silva e vice-versa. Para evitar acidentes no local.  Na INDICAÇÃO Nº 09/2021 também de autoria de Jessé Aparecido Lisboa ele solicita ao prefeito a possibilidade de ser realizada a manutenção dos refletores do campo de futebol society localizado no Parque Waldemar Dognani lembrando que  é importante deixar o campo em situação de uso adequado, para que quando voltar as atividades esportivas no estado, nossos munícipes possam fazer bom uso do local. 
 
Homenagem ao apoiador do Esporte Sr. Quinzinho
 
Já o vereador Valmir Aparecido Cardoso apresentou a INDICAÇÃO Nº 10/2021 ao prefeito municipal sobre a possibilidade de colocar o nome do saudoso Joaquim Marques na quadra poliesportiva que foi construída ao lado da Escola Iracema Marcondes Alcântara.  Valmir lembra “que o senhor Joaquim Marques mais conhecido por Quinzinho foi uma pessoa que contribui muito no esporte no município de Sarutaiá e assim nada mais justo que  homenageá-lo”. 
 
LOMBADA
A INDICAÇÃO Nº 11/2021 de autoria dos vereadores Pablo Bruno Garrote Vieira e Diego Afonso Nunes Basso pede ao prefeito que estude a colocação de um redutor de velocidade (Lombada) na Rua José Bonifácio Garcia para dar mais segurança aos moradores e pedestres da referida rua.
 
LANCHES A PACIENTES E FUNCIONÁRIOS DAS CONFECÇÕES
Além do requerimento do vereador Pablo Garrote na noite da primeira sessão ordinária os trabalhadores rurais foram lembrados na  INDICAÇÃO Nº 12/2021  de autoria do vereador Valmir Valmir Aparecido Cardoso que em seu pedido (na indicação estende a solicitação desse benefício)  também aos funcionários das confecções do município de Sarutaiá.  Valmir argumenta com o prefeito: “Diante da situação econômica e social de nosso país e também do nosso município, penso que é o momento do prefeito voltar a fornecer os pães aos trabalhadores rurais e estender aos funcionários das confecções. Sabemos o quanto era importante para os trabalhadores ter esse pão para se alimentar no período da manhã. Portanto sabemos que era e será mais um complemento em sua refeição diária”.
 
PLACAS E REDUTORES
O vereador Paulo Henrique da Silva apresentou a INDICAÇÃO Nº 13/2021 pedindo ao prefeito que coloque placas com o nome das ruas no Conjunto Habitacional Francisco Lozano Cortez Junior “para as pessoas se localizarem melhor, principalmente quando vem pessoas de fora para fazer entregas”.   O mesmo vereador Paulo apresentou a INDICAÇÃO Nº 14/2021 sobre a necessidade de que a prefeitura instale um redutor de velocidade (Lombada), na Avenida João Henrique Soares, próximo a Confecções 3S “dando mais segurança às pessoas que trabalham na referida confecção, já que os carros transitam pelo local em alta velocidade”.
 
Estádio Municipal
 
Na INDICAÇÃO Nº 15/2021 o vereador Márcio José Alves da Encarnação pede providências ao prefeito no sentido de viabilizar o retorno urgentemente das obras do Estádio Hamud Cassim, “obra  importante para nossa população ter o campo com seu uso adequado para todos termos um entretenimento em nossa cidade que abrange todas as idades”.
 
Iluminação Pública
Na INDICAÇÃO Nº 16/2021 o vereador Benedito Raimundo de Paula solicita mais zelo com a  manutenção na iluminação pública municipal, explicando que vem sendo  cobrado por vários munícipes, “então se faz necessária essa manutenção pois há várias ruas com lâmpadas queimadas”.
 
COMPORTAS DO LAGO
A INDICAÇÃO Nº 17/2021 também de autoria do vereador Benedito Raimundo de Paula  foi uma das comentadas durante a sessão pelo próprio vereador que na legislatura passada já havia solicitado que fosse realizado o serviço de construção de uma nova comporta 
no lago municipal. Ele lembra que faz mais de um ano que o lago está seco, “então nada mais justo essa melhoria já que o lago é um dos nossos cartões postais”.