seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Saiba quem foi Rubinho de Oliveira que dá nome à Trilha das Corredeiras na FECAPI

Postado à, 613 dias atrás | 8 minutos de leitura

Saiba quem foi Rubinho de Oliveira que dá nome à Trilha das Corredeiras na FECAPI
Na foto acima Renata Spinardi (agente do Senar Piraju), José Rubens de Oliveira (homenageado e falecido em 2019) e produtor rural numa das primeiras feiras de produtores organizadas através das parcerias Sindicato, Senar, Faesp, Prefeitura e CATI.
 
A PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU inaugurou nesta sexta a TRILHA DAS CORREDEIRAS “JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA - RUBINHO”.
 
A obra foi realizada com recursos do governo do estado de são paulo, por meio da SERCRETARIA ESTADUAL DE TURISMO E VIAGENS E DEPARTAMENTO DE APOIO AS ESTÂNCIAS TURÍSTICAS – DADETUR.
 
No evento a  participação dos alunos da rede municipal de ensino das escolas:
 
. PROFESSORA BALBINA MARQUES GALVÃO
 
. MARIA VIRGINIA MOREIRA SIMÕES
 
. PROFESSOR CAMILO GOLFIERI
 
. PROFESSOR GILBERTO BONAFÉ
 
. PROFESSORA YOLANDA MARINHO LESSA
 
. ANEXO DO NHONHÔ BRAGA
 
. PROFESSOR LEONEL MENDES GONÇALVES
 
. VEREADOR JOSÉ DOMINGUES DOS SANTOS 
 
 
Paulo Sara diretor administrativo da prefeitura foi o mestre de cerimônias do evento Veja parte do que ele falou sobre Rubinho antes da inauguração oficial: No dia de hoje agradecemos primeiramente a Deus pela dádiva da saúde e de todos continuarmos na batalha de nossos trabalhos, formalizando parcerias e concretizando ações para o desenvolvimento turístico da estância turística de Piraju. Nosso dia é de alegria e agradecimento a todos os envolvidos com o projeto da trilha das corredeiras, principalmente a reciprocidade na celebração do mesmo entre a SECRETARIA DE TURISMO E VIAGENS DO ESTADO DE SÃO PAULO, O CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO – COMTUR E A PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU.
 
Com 300 metros de comprimento e área total de 682,00m², a TRILHA DAS CORREDEIRAS  que oficialmente hoje recebe o nome de José Rubens de Oliveira é uma obra de passarela elevada de madeira ao longo das CORREDEIRAS DO PARANAPANEMA, com acesso à pista de treino da canoagem slalom e também ao local de saída do RAFTING E BOIA CROSS. Ao final temos um grande deck com vista das corredeiras e da natureza exuberante ao redor. A trilha conta com acessibilidade ao longo do seu trajeto incluindo o acesso ao deck e foi construída sob bases em concreto armado e toda a passarela e deck construídos em eucalipto tratado que é uma madeira de reflorestamento. 
Hoje também é dia de homenagear JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA, o Rubinho que denomina a trilha das corredeiras através da LEI  Nº  4.297/2022, DE 11 DE MARÇO DE 2022, DE AUTORIA DO PREFEITO MUNICIPAL JOSÉ MARIA COSTA, APROVADO POR UNANIMIDADE PELA CÂMARA MUNICIPAL
 
JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA nasceu em 20 de julho de 1941 era casado com a senhora NEUSA CARRIEL DE OLIVEIRA, COM QUEM TEVE QUATRO FILHOS, KÁTIA DE OLIVEIRA, ROGÉRIO DE OLIVEIRA, CAROLINA DE OLIVEIRA E RODRIGO DE OLIVEIRA.
Natural de TIMBURI, quando Timburi era distrito de Piraju ele foi vereador naquela cidade na legislatura 1965/1968, tendo participado do trabalho para pavimentação da rodovia que liga Timburi a Bernardino de Campos. Rubinho como era conhecido, sempre foi uma pessoa abnegada, disposto ao trabalho voluntário e um líder nato, características essas que o colocaram a frente das mais importantes instituições do nosso município. Assim foi presidente do SINDICATO RURAL nos períodos de 1980 a 1986, 1990 a 1992, 1992 a 1995 e de 2005 a 2019 sempre lutando em defesa dos produtores rurais de toda região. Com o mesmo sentimento dedicação, presidiu o CONSELHO DELIBERATIVO DO HOSPITAL DE BENEFICÊNCIA DE PIRAJU NOS TRIÊNIOS 2006/2008, 2009/2011 E 2012/2014.
 
NO TRIÊNIO 2015/2017 foi eleito como vice-presidente do hospital, posteriormente, assumindo a presidência a partir de outubro de 2016 com a morte do sr. Pedro Tonon. Mais adiante, foi eleito como presidente da entidade para o triênio 2018/2020, encerrando o mandato em  23 janeiro de 2019 quando veio a falecer. Mesmo fora da presidência do Hospital ou de sua diretoria, Rubinho sempre esteve envolvido como voluntário e outras funções no hospital. Chegando em épocas de crise a avalizar títulos bancários para a entidade junto com o sr. José Ferreira Filho com quem trabalhou e teve uma sociedade na Cafeeira Santo Antônio. Em novembro de 1988 ele adquiriu com mais dois sócios o jornal Folha de Piraju que dirigiu até 1993.
Em 1989, como presidente da Fecapi, Rubinho fez o primeiro rodeio profissional em Piraju com uma comissão ampla e diversa, e com arquibancadas, o que era inédito naquela ocasião, agilizando toda a estrutura necessária para o evento, incluindo a drenagem da área onde hoje ainda se utiliza para eventos de rodeio e prova de laço. Foi assim que as grandes festas de com rodeios de Dominguinhos e outras tropas vieram a Piraju e ajudaram a lançar entre outros na época locutores como Gauchito. Pela sua atuação permaneceu por mais dois anos como responsável pela principal Festa de Piraju. Lembrando que foi na sua gestão que também foram realizados ciclos de palestras tanto de café quanto de alternativas agrícolas.
 
Sua importante sempre foi exercida com respeito e amizade angariando o carinho das equipes que coordenava com facilidade tanto no jornal, no Sindicato Rural, no Hospital de Piraju, na Fecapi e ainda no Iate Clube, agremiação da qual foi presidente entre 1988/1992 além de inúmeros anos vice- presidente e diretor.
 
Destacamos na passagem de Rubinho pelo Sindicato Rural, a criação da Associação dos Plasticultores e também a que da destinação ao descarte de defensivos agrícolas. Sob sua gestão o Sindicato implementou com muito trabalho os cursos de capacitação rural em parcerias com o Senar e FAESP onde ele foi diretor por muitos anos. Vale destacar ainda que RUBINHO DE OLIVEIRA atuou como DIRETOR DE OBRAS na última gestão de Chico Pipoca e trabalhou com garra e afinco liderando a pasta num de seus melhores momentos nos anos de 2011 e 2012.
 
Este é apenas um breve resumo da vida deste pirajuense, que teve uma participação ativa em nossa comunidade, onde deixou uma eterna saudade no meio de nós pirajuenses e um extenso trabalho positivo pelo coletivo. 
 
Por sua carinhosa presença proativa, o município de Piraju destina esta justa homenagem ao PROJETO TRILHA DAS CORREDEIRAS TENHA DENOMINAÇÃO DE: TRILHA DAS CORREDEIRAS JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA.