seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Quinta-feira Santa: Lava-pés e a Última Ceia

Postado à, 30 dias atrás | 3 minutos de leitura

Quinta-feira Santa: Lava-pés e a Última Ceia
Na Catedral Cristo Rei, o Arcebispo lavou os pés de professores e educadores, com orações para que o campo educacional seja mais valorizado (Arquidiocese de BH / Divulgação)
Prof. Dr. Pedro Ferreira de Lima Filho
Os cristãos ao redor do mundo relembram na Quinta-feira Santa os eventos marcantes que ocorreram há milênios, mas cujo significado ressoa ainda hoje de forma profunda. Neste dia sagrado, Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, compartilhando o pão e o vinho com seus discípulos, simbolizando seu corpo e sangue como um sacrifício redentor para a humanidade.
 
O relato da Última Ceia, em que Jesus institui a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal, é encontrado em várias passagens bíblicas, como em Mateus 26,26-28: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados’”.
 
O gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos é descrito em João 13,4-5: “Levantou-se da mesa, tirou sua capa e envolveu-se com uma toalha. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido”.
 
A mensagem de solidariedade e serviço ao próximo é reforçada em Mateus 25,40, onde Jesus diz: “Eu asseguro que, sempre que o fizerem a um destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, estarão fazendo a mim”.
 
Diante dessas passagens e ensinamentos, surgem alguns questionamentos preponderantes aos seres humanos dos quatro cantos do mundo:
 
1. Estamos verdadeiramente vivendo de acordo com os princípios de amor, serviço e solidariedade ensinados por Jesus Cristo?
2. Em um mundo marcado por desigualdades sociais, conflitos e crises globais, estamos estendendo a mão aos necessitados, compartilhando recursos e promovendo a justiça e a paz?
3. Como indivíduos e como sociedade, estamos verdadeiramente refletindo o amor de Deus em nossas ações e relacionamentos?
 
Que a reflexão sobre o significado da Quinta-feira Santa nos inspire a agir com compaixão, generosidade e empatia, buscando construir um mundo mais inclusivo, justo e fraterno para todos.
 
 
Prof. Dr. Pedro Ferreira de Lima Filho é Articulista, Assessor Executivo, Colunista Especial, Correspondente Jurídico, Polímata, Servidor Público Concursado de Carreira, Leitor Crítico, Filósofo, Pedagogo, Teólogo, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Pós-graduado em Ensino Religioso, Mestre em Bíblia, Doutor em Teologia e Professor Universitário nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação no Brasil e no Exterior. E-mail: filho9@icloud.com