seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Provão Paulista: duas estudantes de Piraju são aprovadas em Medicina na USP

Postado à, 30 dias atrás | 3 minutos de leitura

Provão Paulista: duas estudantes de Piraju são aprovadas em Medicina na USP
Ao todo, região teve 46 aprovados no Provão Paulista, sendo 36 na Fatec, 3 na Unesp, 1 na Unicamp e 6 na USP
 
 
 
A primeira edição do Provão Paulista Seriado garantiu para duas estudantes de Piraju a oportunidade de estudar medicina na Universidade de São Paulo (USP). 
 
 
 
Maria Luiza Paladino Ribeiro e Letícia Bergamini Ribeiro, ambas com 18 anos de idade, matricularam-se na universidade na segunda-feira (29), após muita celebração entre família e amigos. As futuras médicas vão estudar nos campi de Ribeirão Preto e Bauru, respectivamente.  
 
 
 
Para a Letícia, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Coronel Nhonho Braga, o Provão Paulista surpreendeu bastante, uma vez que exigiu dos estudantes tanto quanto os demais vestibulares existentes. "O fato de ser voltado somente para alunos da rede pública torna o Provão ainda mais especial, pois oferece oportunidades para quem realmente precisa e muitas vezes não tem essa possibilidade", explica. 
Letícia Bergamini Ribeiro
 
Ao todo, 46 aprovados das escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Piraju foram convocados na primeira chamada do Provão. Esses alunos são das cidades de Fartura, Piraju, Timburi, Taguaí e Tejupá. Foram seis na USP, 36 aprovados na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), três na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e um na Universidade de Campinas (Unicamp).  
 
"Ainda me faltam palavras para agradecer a oportunidade que me foi dada pelo Provão. Não só porque ele foi disputado somente por alunos da rede pública, mas porque absolutamente tudo que caiu na prova foi passado na sala de aula ao longo do ano", conta a Maria Luiza, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Maria Gonçalves da Motta e foi aprovada na USP de Ribeirão Preto.
Ambas as futuras universitárias precisarão mudar de cidade para dar início às suas mais novas jornadas, e aproveitaram o espaço para dar dicas para os estudantes que realizarem a prova neste ano. 
"Estude e dê o seu melhor, afinal essa é uma oportunidade voltada para o aluno da rede pública; oportunidade que pode abrir portas para o seu sonho de entrar na faculdade", avisa a Letícia. 
"O meu recado para quem vai prestar o Provão neste e nos próximos anos é para levá-lo a sério. Pode parecer só mais uma prova feita na escola, mas ela pode te colocar no curso superior que vai mudar a sua vida. E se você souber valorizar e aproveitar, o lucro será garantido", conta Maria Luiza.
Maria Luiza Paladino Ribeiro