seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Professor e mestre Cyro Venturelli lança livro "O fim dos sindicatos"

Postado à, 18 dias atrás | 9 minutos de leitura

Professor e mestre Cyro Venturelli lança livro
O autor Dr. Cyro e da esquerda pra direita com a família Nayara, Noeli e Natália
 
O lançamento oficial da obra jurídica, de autoria do Prof. Me. ANTONIO CYRO VENTURELLI, intitulada: “O FIM DOS SINDICATOS - O Modelo de organização sindical brasileiro: A não ratificação da Convenção 87 da OIT e a reforma trabalhista de 2017”, ocorreu em 29 de fevereiro no Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Avaré – localizado na Av. Prof. Celso Ferreira da Silva, nº 1.333.
O professor Cyro reside em Piraju e tem uma brilhante carreira na área jurídica. O evento contou com a presença de alunos e egressos da Faculdade Eduvale de Avaré, do Instituto Federal de São Paulo, de representantes sindicais e da sociedade, além de familiares e amigos do autor. 
Fizeram parte da mesa solene: PROF. DR. GUSTAVO MATARAZZO REZENDE - Professor e coordenador de pesquisa e inovação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré; DR. CLÁUDIO MANSUR SALOMÃO - Presidente da Mantenedora da Faculdade Eduvale de Avaré; DR. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA - Coordenador do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré; DRA. LUCIANE DE CARVALHO SHIMIZU - Meritíssima Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Comarca de Angatuba (que foi Juíza na 1ª Vara da Comarca de Piraju); DR. AUGUSTO BRUNO MANDELLI - Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da 1ª Vara Cível da Comarca de Avaré e Professor do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré; DR. ADRIANO LEITE DE ASSIS - Delegado de Polícia Civil do 1º Distrito Policial de Piraju; DR. PEDRO VICTOR ALARCÃO ALVES FUSCO - Presidente da 67ª Subseção da OAB – Avaré; e, o PROF. MESTRE ANTONIO CYRO VENTURELLI - Autor da obra jurídica em lançamento e Professor do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré.
 
Segundo o professor Cyro Venturelli "o livro é resultado da dissertação de Mestrado apresentada pelo autor como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Direito, pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Jacarezinho).Ele explica que "tem importância para a sociedade, e, em especial, para os trabalhadores, empresários, sindicatos e o próprio Estado, em tempos atuais por abordar a estruturação e reestruturação produtiva, a era digital; as diretrizes da OIT – Organização Internacional do Trabalho, o sistema de organização sindical no Brasil, com destaques para a década de 1930; a Assembleia Nacional Constituinte de 1987; o reconhecimento das centrais sindicais, em 2008; as Jornadas de Junho de 2013; e, a reforma trabalhista de 2017, repercutindo no direito coletivo do trabalho ainda nos dias de hoje". 
E também  prossegue Cyro "em apêndice, trata do papel dos sindicatos durante a pandemia (COVID-19) no enfrentamento da crise sanitária".
Cyro nos relatou que foi justamente durante a pandemia que sua dissertação de mestrado foi elaborada. E editar o conteúdo organizando um livro sobre o tema foi um passo. Ele se diz bem satisfeito com o que considera fruto de muito estudo e dedicação à causa jurídica especialmente na área sindical.
O livro está disponível para venda (físico e e-book) nos principais marketplaces (Amazon, Google Play; UOL leia+ livros etc)
Veja a seguir as informações sobre o livro na  plataforma Amazon:
"O autor faz uma incursão pela estruturação e reestruturação produtiva, desde as corporações de ofício, o advento da Primeira Revolução Industrial, seguida da produção em série, do toyotismo, até a chegada da era digital.

A partir das diretrizes traçadas pela OIT, investiga como se deram as tratativas acerca do sistema de organização sindical no Brasil, sob a forma de ondas: a década de 1930. A Assembleia Nacional Constituinte de 1987. O paradoxo com a chegada de LULA à Presidência da República, sancionando a lei que reconheceu as centrais sindicais como parte integrante da estrutura sindical brasileira, resultando na proliferação das entidades tanto na base como na cúpula. O autor expõe, ainda, a correlação entre as "Jornadas de junho", que culmina com a queda de DILMA ROUSSEFF e a ascensão de MICHEL TEMER ao poder, e o desmonte dos direitos trabalhistas, com a reforma de 2017, repercutindo no direito coletivo do trabalho. Um olhar atento à inversão da ordem natural das alterações legislativas indica que, calculadamente, nada se disse sobre a reforma sindical, nos moldes da Convenção 87, da OIT, transformando a contribuição sindical obrigatória em optativa, o que o autor denominou de quarta onda desses movimentos, desarticulando a estrutura sindical brasileira, cujos efeitos tornaram-se evidentes e se acentuaram durante a pandemia (COVID-19), com a edição de MPs, pelo governo BOLSONARO, ao minimizar a participação dos sindicatos no enfrentamento da crise sanitária.
Você pode clicar nos links dessas plataformas digitais para adquirir a obra
 
 
 
 
Durante o lançamento fizeram parte da mesa solene: PROF. DR. GUSTAVO MATARAZZO REZENDE - Professor e coordenador de pesquisa e inovação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré; DR. CLÁUDIO MANSUR SALOMÃO - Presidente da Mantenedora da Faculdade Eduvale de Avaré; DR. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA - Coordenador do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré; DRA. LUCIANE DE CARVALHO SHIMIZU - Meritíssima Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Comarca de Angatuba (que foi Juíza na 1ª Vara da Comarca de Piraju); DR. AUGUSTO BRUNO MANDELLI - Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da 1ª Vara Cível da Comarca de Avaré e Professor do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré; DR. ADRIANO LEITE DE ASSIS - Delegado de Polícia Civil do 1º Distrito Policial de Piraju; DR. PEDRO VICTOR ALARCÃO ALVES FUSCO - Presidente da 67ª Subseção da OAB – Avaré; e, o PROF. MESTRE ANTONIO CYRO VENTURELLI - Autor da obra jurídica e Professor do curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avaré.
Dra Luciane de Carvalho Shimizu - Juíza de Direito da Comarca de Angatuba (foi Juíza da 1° Vara em Piraju)  e Regina Pancioni - Oficial de Registro de Imóveis em Piraju
Dr Adriano - Delegado de Polícia em Piraju
Dra Luciane de Carvalho Shimizu - Juíza de Direito da Comarca de Angatuba
 Dr. Cláudio Mansur Salomão - Presidente da Mantenedora da Faculdade Eduvale de Avaré
Prof Dr Gustavo Matarazzo Rezende do IFSP - Câmpus Avaré