seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Procuradora da Prefeitura de Registro é violentamente agredida após abrir sindicância contra colega

Postado à, 673 dias atrás | 5 minutos de leitura

Procuradora da Prefeitura de Registro é violentamente agredida após abrir sindicância contra colega
Procuradora-geral da Prefeitura de Registro, no Vale do Ribeira, a 190 quilômetros de São Paulo, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, filha de pirajuenses foi violentamente agredida física e verbalmente por um colega de trabalho,  também procurador no município Demétrius Oliveira de Macedo, dentro do seu local de trabalho. O motivo foi a abertura de sindicância contra o agressor por ter destrado uma outro procuradora.
 
O caso que ganhou repercussão nacional ocorreu na segunda-feira, 20, e foi registrado em vídeo. A emissora CNN em sua reportagem alertou que veicularia apenas uma parte do vídeo pelo teor de violência. Além de jogar Gabriela no chão Demétrius  ele passou a desferir socos e pontapés no rosto da procuradora (chefe dele) e a chamou de “vagabunda” e “puta”.
 
No vídeo uma outra procuradora que estava na sala tentou segurar o agressor que a jogou contra uma porta e continuou agredindo Gabriela. A outra procuradora tenta tirar Gabriela do chão para afastá-la do atacante que segue agredindo a colega. Após gritos de socorro outros funcionários conseguiram impedir que ele continuasse.
 
A Delegacia de Defesa da Mulher de Registro fez boletim de ocorrência de lesão corporal, mas o caso não se configurou como flagrante e Demétrius apesar de toda a violência e de testemunhas que estavam no local dos fatos, não foi preso. A prefeitura divulgou uma nota de repúdio e disse que o procurador foi suspenso. 
“Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres”, diz um trecho da manifestação.
 
Gabriela disse à TV Tribuna (TV Tem de lá/ afiliada à Rede Globo) que as agressões aconteceram depois que ela pediu a abertura de um processo disciplinar contra ele por maus tratos a outra funcionária. “Foi exposta a minha dignidade como mulher, fui desrespeitada com servidora pública”, afirmou.
 
“A Prefeitura de Registro manifesta o mais absoluto e profundo repudio aos brutais atos de violência realizados pelo Procurador Municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de Procuradora Geral do Município, fatos ocorridos na última segunda-feira (20/6).
 
Que a vítima e sua família recebam toda nossa solidariedade, apoio e cada palavra de conforto e acolhimento.
 
A administração municipal de Registro segundo a reportagem da TV Tribuna estaria tomando as providências necessárias e já teria determinado a imediata suspensão de Demétrius nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos. A suspensão não começou contar dia 21 um dia após a ocorrência dos fatos que se deu na segunda dia 20. 
 
"Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres.
Os servidores da Procuradoria Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico. Por fim, aos demais servidores desta municipalidade recebam nosso amparo e saibam que a prática de violência é veementemente repudiada e será severamente punida pela Administração Municipal”, diz a nota da prefeitura de Registro.
Como o Boletim de Ocorrência foi feito no dia 20, após o ocorrido com testemunhas não conseguimos apurar ainda porque não foi lavrado flagrante, e não ocorreu a prisão do agressor.   (imagens de gravações de redes nacionais de TV)