A Prefeitura da Estância Turística de Piraju, através do Departamento Municipal de Saúde (DESAU), está preparando um mutirão de castração animal. Na primeira etapa, serão 58 castrações, priorizando cachorras.
O Diretor de Saúde, Paulo Sara disse que diariamente são feitas castrações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ ) chegando ao número médio de quinze castrações por semana, mas esse número não dá conta da demanda que real, até porque desde o período da pandemia, houve uma paralisação no serviço. O órgão conta hoje com apenas duas veterinárias para a realização do procedimento.
Uma outra novidade anunciada por Sara, é que a partir do próximo dia 2 de outubro, todos os animais que forem castrados no CCZ receberão um chip de identificação. Através deste chip, será feito um cadastro com o nome do dono do animal e todas as informações permitindo assim que os animais abandonados em via pública, o que é comum, sejam identificados.
Grão de Arroz
O chip é do tamanho de um grão de arroz e é introduzido com uma seringa na nuca do animal. Ele fica fixado e não se move para outras partes do corpo. No aparelho existe um código de barras, que diante da leitura, mostra todas as informações do animal. Os chips foram adquiridos graças a uma ação conjunta da prefeitura com a Câmara Municipal, por meio de emendas impositivas.
O CCZ já está fazendo a ligação para ao proprietários que estão na fila de castrações, para que a partir da próxima semana, possam trazer os animais para exames de sangue para saber se estão aptos para realizar o procedimento.
O diretor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal (DEAMA), João Galvão também visitou o CCZ na manhã desta sexta-feira e falou da construção do Gatil Municipal, ao lado do canil que em breve também será ampliado. Apesar da proximidade, os animais de espécies diferentes, não terão nenhum contato.
Paulo Sara concluiu dizendo que todo esse trabalho é fruto de uma parceria entre o Departamento de Saúde, responsável pelo CCZ, da Defesa Animal por meio do DEAMA, na construção do Gatil e ampliação do Canil, e vereadores. Sara destacou que seu departamento conseguiu fazer toda a regularização na parte de clínica e funcionamento do CCZ, tudo de acordo com as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Foram feitas algumas obras de adequação que já estão praticamente concluídas.
Hoje também o CCZ dispõe de mais uma veterinária contratada que atuará como Responsável Técnica tanto do CCZ quanto do canil.
Veja a entrevista feita por Marcos Fernandes da assessoria municipal sobre os anúncios de mutirão e reforma do CCZ e canil.