seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Prefeitura envia nota técnica ao Portal folhadepiraju.com

Postado à, 1363 dias atrás | 7 minutos de leitura

Prefeitura envia nota técnica ao Portal folhadepiraju.com
Esta semana uma polêmica em torno da muda de Manacá  plantada  próxima a uma das lotéricas da cidade causou polêmica numa emissora de rádio da cidade. Na verdade a Prefeitura  apontou numa reportagem que a muda teria sido danificada por  alguém com o que  o setor técnico da área discorda. O responsável pelo setor engenheiro João Galvão enviou esta nota técnica para o Portal folhadepiraju.com
 
Nota Técnica
 
Referencia: Muda de Manacá-da-serra que foi danificada na Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo em frente à lotérica.
 
Venho através deste esclarecer os fatos ocorridos referente à quebra de uma muda de Manacá-da-serra plantada recentemente na Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo, em frente a lotérica. 
Tudo indica que o ato de vandalismo ocorreu na madrugada de 23/07/2020 (quinta-feira), visto que um funcionário do Departamento de Serviços passou pelo local as 05h:50 e já constatou que a referida espécie estava quebrada, e se encontrava no chão. 
Posteriormente o referido funcionário me informou sobre o ocorrido. Fui até o local por volta das 10h:00 e encontrei a espécie de Manacá da serra quebrada, porém a mesma estava amarrada, estando de pé, conforme a foto abaixo:
 
Foto 1: Arvore com sua haste principal quebrada e amarrada com barbante
 
Em matéria veiculada no Facebook pelo Expresso Piraju e jornal Regional da Eduvale FM foi apresentado um vídeo disponibilizado pelo comercio em frente onde a árvore se encontrava, no qual diz em sua matéria que o vídeo “contraria” a afirmação feita pela Prefeitura. Porém vamos às informações técnicas:
- todas as mudas plantadas ao longo da Rua Carlos de Campos e Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo, foram fornecidas por viveiro credenciado pelo RENASEN (Registro Nacional de Sementes e Mudas), órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que fiscaliza a produção e qualidade das mudas produzidas;
- as mudas plantadas possuem porte de 2,5 metros de altura com DAP (Diâmetro a altura do Peito) de 2 – 3 cm, tendo em sua base diâmetros ainda maiores podendo variar de 3 – 5 cm, o que caracteriza uma muda bastante resistente às intempéries do tempo;
- as 101 (cento e uma) mudas de Manacá-da-serra foram plantadas de acordo com preceitos agronômicos, com coveamento no tamanho do torrão da muda, troca da terra por solo adubado com material orgânico e nutrientes essenciais para enraizamento, estaqueamento com dois suportes de bambu e amarrio acima da altura de 1,2m para guiar seu crescimento de forma vertical, e irrigações periódicas;
Analisando as imagens publicadas no vídeo onde mostra a muda da espécie manacá caindo no dia 23/07/2020 as 09h:30, se verifica que nesse momento ela já se encontrava quebrada e amarrada em sua base, conforme mostra a Foto 1. 
O ocorrido na madrugada, por volta das 05h:50 já era de nosso conhecimento segundo relatou um funcionário do departamento que passou pelo local;
Vale destacar que na gravação feita as 09h:30 mostra que não só a arvore estava quebrada como também os dois bambus de sustentação, visto que os mesmos inclinam juntamente com a arvore, sendo muita coincidência ocorrer a quebra dos dois bambus e da muda de manacá ao mesmo momento. 
Os tutores (bambus) servem justamente para manter a árvore em posição vertical, quando da ocorrência de ventos fortes que possam danificar a arvore.
Mesmo que tivesse havido algum problema na base de seu caule, local da quebra da muda, como fungos ou alguma bactéria causadora de podridão que fragilizariam sua sustentação, haveria indícios sintomáticos de problemas fitossanitários, tanto no entorno da área onde ocorreu a quebra como também na sua copa e folhas, como amarelamento de grande parte das folhas ou murcha das mesmas.
Solicitamos diversas vezes as imagens da mesma câmera de segurança ao proprietário do imóvel do período anterior do vídeo postado, que seria da madrugado do dia 23/07/2020 até as 09h:30, horário do vídeo divulgado, porém o proprietário do estabelecimento não nos forneceu.
Diante dos fatos apresentados, sabemos que mesmo que tenha havido a quebra da espécie por uma pessoa, ou até por um veiculo que bateu na mesma, também houve alguém que amarrou a mesma, conforme evidencia a Foto 1, mostrando que a mesma foi amarrada para que ficasse na posição vertical.
 
 
Sendo assim, gostaríamos de esclarecer ao jornal Expresso Piraju, Rádio Eduvale FM e principalmente a população Pirajuense que a Administração Municipal, bem como o Departamento de Serviços Trânsito e Fiscalização não realiza suposições e sim constatações dos fatos ocorridos. 
Gostaríamos muito de esclarecer os fatos ocorridos através das imagens das câmeras de segurança, porém elas não foram fornecidas a municipalidade no intervalo de horário que acreditamos ter ocorrido o dano a muda de Manacá-da-serra. 
Porém salientamos que já tomamos as medidas administrativas necessárias para que os fatos possam ser levantados de forma concreta.
Esclarecemos ainda, que a espécie que foi quebrada não foi descartada, foi encaminhada ao viveiro municipal localizado na Floresta Municipal das Corredeiras para que possamos tentar recuperá-la e daqui a algum poder ser plantada novamente em outro local da cidade. 
 
 
 
João Antônio Galvão Junior
Engenheiro Agrônomo
CREA SP 5069102525
Diretor de Serviços, Trânsito e Fiscalização