seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Prefeito José Maria chama o jovem Leandro Fonseca para pasta da Cultura

Postado à, 217 dias atrás | 7 minutos de leitura

Prefeito José Maria chama o jovem Leandro Fonseca para pasta da Cultura
Leandro Fonseca 32 anos, e um dos principais agentes de promoções culturais na cidade  assume oficialmente esta semana a pasta da Cultura na cidade substituindo Gervásio Pozza. Leandro será o mais jovem diretor da gestão José Maria.
Ele é o quarto nome a assumir a pasta na atual administração. O primeiro diretor foi o professor ligado  também ao teatro Alberto Rodrigues, e na sequência veio a professora e música Luciana Hailer e depois o advogado Gervásio Pozza.
Leandro irá gerir recursos de R$ 800 mil já aprovados para vários projetos a serem executados em parcerias públicas e privadas.
Ele exerceu o cargo de assessor na diretoria de Cultura de Piraju e praticamente coordenou todo processo que resultou no projeto Projeto nº 36/2023 - Abertura de Crédito Especial, para execução da Lei Paulo Gustavo na cidade de Piraju (foto).
O nome de Leandro era cogitado há muito tempo pela sua atuação, inteligência e empenho na pasta sempre como dizem “carregando o piano” por ter sido o tempo todo o braço forte dos diretores que passaram pela Cultura os dois mandatos de Zé Maria. Gervásio teria deixado a pasta por questões particulares, embora vá ficar provisóriamente como assessor especial do Departamento de Serviços de Secretaria no prédio da Prefeitura.
 
MOSTRARTE
Leandro é um funcionário com  atuação em várias frentes e uma das principais figuras a incentivar os eventos do consolidado Mostrarte Piraju e transita em varios setores da administração e também na imprensa onde costumava ser o divulgador da pasta em emissoras de rádio.
No caso da Lei Paulo Gustavo um montante considerável, ultrapassando os R$ 277 mil, será direcionado ao município através da Lei Federal, visando estimular uma variedade de projetos culturais. 
Essa significativa injeção de recursos certamente fortalecerá os talentos artísticos do município. O Projeto de Crédito Adicional da Lei da Paulo Gustavo precisou passar na Câmara Municipal  e sua aprovação por unanimidade conforme a Folha noticiou na edição passada mostra a força da Cultura em Piraju que promete não ficar restrita apenas a projetos que chegam dos governos. 
Leandro Fonseca teve uma reunião com os vereadores antes da aprovação da lei. Agora diretor de Cultura de Piraju explicou que nas audiências públicas, ao todo três antes da  elaboração e votação da lei  “a população teve a oportunidade não só de conhecer como funciona a lei, mas também de direcionar os recursos para a maior demanda de Piraju”.
 
Abertura
A chegada de Leandro à Cultura mostra a abertura e oportunidade que a atual gestão, do prefeito José Maria dá a nomes e profissionais mais jovens.  Leandro é conhecido na prefeitura como aquele que é “pau para toda obra”, por sua disposição, empenho  e visão nos projetos de Cultura. Sua chegada ao cargo aconteceu naturalmente por competência  pessoal e não por influência política.
Nas atividades de diretor de Cultura vai cuidar de departamentos como da Biblioteca Municipal (onde terá a missão de revisar e  dar um destino ao acervo do diretor teatral Márcio Aurélio Pires de Almeida que doou toda sua biblioteca pessoal à Prefeitura  na gestão do então ex- prefeito Jair Damato e que até o momento não foi abrigada em local próprio. 
Também irá cuidar da  reforma e adaptação na  possível transição do Museu Histórico para o prédio sede do antigo Ramal e das também dos cuidados necessários no Acervo Municipal que precisaria urgente de uma descupinização já que lá há documentos de grande relevância para a história local e regional. Esta Folha doou o acervo de 55 anos de edições do jornal quase todas encadernadas ao acervo municipal na gestão José Maria.
Outras áreas como a Banda Municipal e Casa do Artesão  são exigências da pasta de Leandro. Também todas as parcerias públicas e privadas bem como a administração do Centro de Convenções Ricardson Louzada, utilizado por várias diretorias. Um dos pontos importantes que ficará a cargo do novo diretor será criar alguma forma de orientar e ajudar segmentos e artistas locais a desenvolver projetos que possam viabilizar recursos  para o andamentos de demandas desses produtores de arte e cultura.Um dos projetos que será administrados por Leandro é  “Fábrica de
Sonhos”  este com recurso aprovado (mais uma vez) pela concessionária Enel, e executado pela APEN, em parceria com o Departamento de Cultura.
 
Paulo Gustavo
e retificações no
EDITAL
Importante para aqueles que estejam interessados em participar com projetos e se inscrever com base na Lei Paulo Gustavo, que a prefeitura fez várias retificações no edital publicado. Portanto no Diário Oficial de 2/09/2023 saiu a publicação da lei e no dia 06/09 houve a publicação das retificações. 
Então os interessados devem atentar a isso. Só clicar no banner do Diário Oficial a seguir