Prefeito confirma concurso e aponta professores como decisivos no resultado do Saresp
Postado à, 0 dias atrás | 5 minutos de leitura
O Departamento Municipal de Educação reuniu cerca de 500 profissionais no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada para uma palestra com André Gandolfo, marcando o início do ano letivo de 2026.
O prefeito de Piraju durante seu discurso afirmou que o desempenho dos alunos da rede municipal no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é resultado direto do trabalho desenvolvido pelos professores e profissionais da educação do município. O evento aconteceu na manhã da terça-feira, dia 3, durante encontro de planejamento promovido pelo Departamento Municipal de Educação, no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada, que reuniu cerca de 500 servidores da área.
O Saresp é uma avaliação aplicada pelo Governo do Estado de São Paulo que mede o rendimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, sendo um dos principais indicadores utilizados para análise da qualidade do ensino público e para a concessão de selos e programas de reconhecimento educacional.
Ao se dirigir aos servidores, o prefeito destacou o número expressivo de profissionais presentes. “Nós estamos em quase, se não passou, 500 pessoas, chegando perto de 500. E o quadro municipal hoje é um pouquinho mais de mil, então vocês são a metade do quadro do funcionalismo municipal”, disse.
Segundo o prefeito, a composição do funcionalismo municipal reflete o papel central da educação na cidade. “Quando uma cidade tem um quadro como esse, em que a maioria são educadores e pessoas comprometidas com a educação, é sinal que nós estamos fazendo o melhor. Melhor para nós, melhor para nossas crianças”, afirmou.
Ele lembrou que Piraju conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro na educação. “Nós fomos agraciados, pelo segundo ano, com o selo ouro. Estamos esperando marcar a data para ir a Brasília buscar o caneco, porque ele é nosso e ele é seu”, declarou.
Na avaliação do prefeito, a conquista está diretamente ligada ao desempenho dos alunos no Saresp. “Se nós conseguimos esse feito, é sinal que as nossas crianças foram bem no Saresp, porque se elas não fossem bem no Saresp, nós não tínhamos chegado ao selo ouro”, afirmou. Em seguida, atribuiu o mérito aos educadores: “E se as crianças foram bem no Saresp, nós devemos a quem esse mérito? A você, professor, que ensinou, que educou, que alfabetizou”.
O prefeito ressaltou ainda a expectativa em relação aos resultados mais recentes da avaliação. “Tenho certeza que o resultado do Saresp, que sai agora em fevereiro, ainda vai nos deixar muito contentes. Eu acredito que nós vamos passar além da nossa meta”, disse, dirigindo-se à diretora municipal de Educação, Rosana Tonon.
Durante o discurso, também destacou a valorização da carreira docente e a ampliação das equipes escolares, com a apresentação de novos diretores, coordenadores e vice-diretora aprovados em concurso público. “Isso é respeito, é olhar, é enxergar. A escola cresceu, tem muitas crianças, um só não consegue dar conta, então foi implantado”, afirmou, ao comentar a ampliação das equipes de gestão.
O prefeito abordou ainda a política salarial do município, destacando que Piraju mantém remuneração acima do piso nacional do magistério. “Quem faz 30 horas, o professor nacional ganha em torno de R$ 3.900, e o nosso aqui é quase R$ 4.200. O de 40 horas também está acima do piso nacional”, afirmou, ao comentar os reajustes concedidos.
Ao final, anunciou a realização de novos concursos públicos para a área da educação, atendendo a determinações do Ministério Público. “Todo concurso é uma segurança para você desenvolver seu trabalho bem, sem a insegurança de chegar no final do ano e ter que fazer rescisão”, disse.
Encerrando a fala, o prefeito agradeceu aos profissionais da educação e deu as boas-vindas aos novos gestores escolares. “Isso que é o bonito: respeito para os nossos professores e para a nossa população”, concluiu.