seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Piraju perde Miguel Cáceres, o historiador Miguelito

Postado à, 614 dias atrás | 5 minutos de leitura

Piraju perde Miguel Cáceres, o historiador Miguelito
 
No início de sua trajetória profissional atuou como professor de Educação Física, foi jogador de futebol e também técnico do Piraju FC, tendo participado de grandes conquistas com as equipes do clube naquele período.
Também foi vereador, diretor da Escola Cel. Nhonhô Braga, delegado de ensino e colunista do Observador por vários anos. Também escrevia para a Folha de Piraju que visitou várias vezes, mesmo já com dificuldades de saúde. Assim figurou no expediente do jornal por longos anos. 
Também foi comentarista das emissoras de rádio da cidade tanto a Piratininga quanto a Paranapanema.
Seus escritos, organização, empenho e reflexões sobre história política, sempre revisados por dona Nair, que era professora de português resultaram no lançamento do livro "Piraju, memórias políticas e outras memórias". Lançado na época num animado e elegante coquetel no Iate Clube Piraju.
E depois foi reunindo suas pesquisas e textos em outras obras, uma delas sobre a trajetória do Piraju FC "Azulão". Também escreveu um livro sobre Dr. Luiz Ferreira de Oliveira médico e um dos políticos e prefeito de mais expressão em Piraju, um tipo de lenda. O livro foi lançado num evento cultural organizado pela Folha de Piraju no Canto do Rio.
Também escreveu sobre a vida de Ataliba Leonel, livro que nos presenteou e que doamos recentemente à familia de  Dr. Neutel de Brito Cavalcanti de Albuquerque que atuou de 1926 a 1937 no Hospital de Piraju atendeu e assinou o atestado de óbito de Ataliba Leonel.
Segundo informações Miguelito trabalhava, mesmo bastante debilitado para lançar mais um livro. 
Quando diretor do Ataliba Leonel, grupo escolar por onde passou, gostava de fazer festas juninas grandiosas e uma das histórias é que se entusiasmava tanto com as apresentações das crianças que pedia às professoras da pré escola que fizessem duas apresentações seguidas. "Terminava a primeira e ele já pedia para repetirem as apresentações, tanto  se alegrava com o evento". 
Importante lembrar que seus livros quase sempre foram editados com recursos próprios e de familiares. Seu legado como historiador é um tesouro raro e valioso para a comunidade de Piraju pela sua capacidade de organização e por reunir um material histórico muito rico. Em 1996 ele recebeu o título de cidadão pirajuense concedido pela Câmara local. 
Foto da capa - Em 2 de agosto de 2013 ele esteve no gabinete da prefeitura com o então prefeito Jair Damato quando lhe entregou o livro sobre a vida de Dr. Luizinho Ferreira.  A Folha na ocasião registrou no  Facebook do jornal .Veja clicando no link https://www.facebook.com/page/381798701900881/search/?q=professor%20miguel
Resgatamos esta foto de um jogo entre Rotary e Lions Clube publicada no Facebook da FolhadePiraju em 4 de novembro de 2012. Acesse o link https://www.facebook.com/page/381798701900881/search/?q=miguelito
Mais abaixo os livros do professor que podem ser adquiridos  na Estante Virtual pelo link https://www.estantevirtual.com.br/livros/miguel-caceres   ou https://www.skoob.com.br/livro/pdf/os-anos-dourados-do-futebol-pirajuense/158705/edicao:177085 (também pode clicar no livro sobre futebol)
 
O velório de Miguel Cáceres acontece no prédio da Câmara de Piraju neste sábado (13) e o sepultamento será no domingo (14) às 9h. Sentimentos aos familiares.
 
Com certeza estaremos postando conforme formos encontrando outras fotos relacionadas ao professor que muito deu de si a Piraju.