seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Piraju fecha comércio não essencial a partir de terça-feira. Novo decreto deve sair amanhã.

Postado à, 1397 dias atrás | 4 minutos de leitura

Piraju fecha comércio não essencial a partir de terça-feira. Novo decreto deve sair amanhã.

Piraju e demais municípios da região de Bauru irão voltar para fase vermelha dia 3º, terça- feira

NOVO DECRETO PASSA A VALER A PARTIR DO DIA 30.

Piraju juntamente com os outros 41 municípios que são atendidos pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DR 6) terão que fechar todo o comércio não essencial e manter rígido controle das medidas restritivas previstas pelo governo estadual para a fase vernelha para conter o aumento de casos da Covid-19. Em Piraju a medida vale a partir da próxima terça-feira (30), quando ficam liberados e com severa vigilância apenas os serviços essenciais. É que na reclassificação do Plano São Paulo anunciado pelo governador João Dória, a região retrocedeu para a fase vermelha que restringe o funcionamento desses comércios.

Foi o segundo retrocesso que aconteceu no setor da DR 6 (Bauru). Dia 10 deste mês, a região passou da fase amarela, para a laranja, que já previa um endurecimento das regras de flexibilização.

Em Piraju houve uma adaptação da fase laranja com a amarela que tinha sido a fase inicial da região de Bauru, Abrindo salões, barbearias e clínicas de estética, limitando horários também do funcionamento de bares e restaurantes, porém por recomendação do Ministério Público terça- feira passada , dia 23 a prefeitura reeditou edital para o que continha no plano SP e fechou salões e barbearias. O plano SP de flexibilização foi anunciado pelo governo Dória   em 27 de maio, portanto há um mês.

Neste momento a região de Marília à qual pertencem cidades da região como Timburi, Óleo, Bernardino de Campos, Manduri, Chavantes, Canitar e Ourinhos e a região de Bauru à qual pertence Piraju e outras pequenas cidades nessa área há em curso um movimento para tentar levar o pleito de aproximadamente 68 municípios ao governo a respeito desse retrocesso. Muitas cidades acreditam que se fossem analisadas individualmente estariam ainda, pelo menos na fase laranja.

Um novo decreto será publicado em Piraju nesta segunda- feira confirmou agora à noite o diretor administrativo da prefeitura de Piraju, Paulo Sara com validade a partir da terça-feira, dia 30, para que os estabelecimentos comerciais não essências sejam fechados e possam ter o tempo de colocar alternativas em prática como as vendas on line ou por telefone e whatsapp.

No setor vermelho voltam a fechar estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, “shopping centers”, galerias e estabelecimentos congêneres no que se inclui salões de cabeleireiros e barbearias, além de clínicas de estética, academias e centros de ginástica, o consumo local em bares, restaurantes, padarias e supermercados, sem prejuízo dos serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru”.

Os essenciais continuam normalmente: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis; supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru” de bares, restaurantes e padarias. Na área de abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal. Também segurança: serviços de segurança privada; comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiofusão sonora e de sons e imagens.