seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Piraju: Bares e restaurantes sem restrições de funcionamento e testes COVID descentralizados

Postado à, 914 dias atrás | 4 minutos de leitura

Piraju: Bares e restaurantes sem restrições de funcionamento e testes COVID descentralizados
Ass. De Comunicação/ editoria cidades
 
Com o avanço da vacinação na Estância Turística de Piraju, levando a uma queda no número de casos DE Covid 19 na cidade, algumas medidas restritivas foram revistas pela Prefeitura. Os bares e restaurantes que podiam funcionar até às duas horas da manhã estão liberados para funcionar até o último cliente, se assim decidirem.
 
As declarações foram feitas na manhã desta sexta-feira em um pronunciamento do diretor administrativo Paulo Sara e da enfermeira responsável pela Atenção Básica no Município, Juliana Pansanato Vetrone. Segundo Sara o Comitê de Combate e Enfrentamento ao Covid 19 e o Polo Covid, que foram criados pelo Prefeito José Maria Costa logo no início da pandemia em março de 2020, foram de fundamental importância. “Passamos por momentos muito difíceis, mas agora o quadro é muito mais animador”,  na opinião do diretor.
 
Assim, uma das principais mudanças será em relação à coleta de exames e  testes para a Covid 19. Segundo a enfermeira Juliana, o Polo Covid continuará funcionando, mas de uma maneira descentralizada. Essa decisão levou em conta a queda de cerca de 90% dos casos de junho para cá e também da redução do número de coleta para exames. Juliana afirma ainda que o Polo já chegou a colher cerca de 90 exames diários e hoje esse número caiu para 10 ou 15 coletas diárias.
 
EXAMES DESCENTRALIZADOS
Agora a coleta será feita dentro das unidades ESFs. O paciente passará por uma consulta médica e se o médico solicitar o exame PCR, o mesmo será coletado no momento da consulta, quando será armazenado e levado para o Postão,de onde será encaminhado para a UNESP, da mesma forma que era feito anteriormente. 
 
Juliana reforçou que o Polo e o Comitê ainda existem, e a equipe continua se reunindo para a tomada de decisões, e que ela e sua equipe comemoram nesse momento a queda significativa nos casos de Covid no Município, principalmente nas internações  e nos casos graves.
 
Portanto, a partir desta segunda-feira, 18, não haverá mais o Ponto fixo de coleta de exames , que funcionava na sede do A.A. próximo ao ESF da Vila Jurumirim.
 
FIM DE ANO SEM EVENTOS PÚBLICOS
Outro aspecto importante que foi falado no pronunciamento desta manhã foi em relação às festividades de fim de ano, principalmente o Réveillon. Apesar da liberação do horário de funcionamento dos bares, o prefeito José Maria Costa, chancelado pelo Comitê de Combate e Prevenção ao Covid 19 decidiu não realizar eventos públicos nas comemorações de final de ano, visando preservar a saúde da população. 
“Vale lembrar que a pandemia ainda não acabou”, apesar da vacinação e queda nos casos graves. As festividades particulares serão permitidas, tomando todos os cuidados exigidos pelos protocolos de saúde.