seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

PIRAJU ATIVA NO COMBATE A DENGUE E TERÁ MUTIRÃO DIAS 11 (SEGUNDA) E 12 (TERÇA)

Postado à, 47 dias atrás | 6 minutos de leitura

PIRAJU ATIVA NO COMBATE A DENGUE E TERÁ MUTIRÃO DIAS 11 (SEGUNDA) E 12 (TERÇA)
 A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju irá realizar segunda, 11 e  terça feira 12, mutirão de limpeza contra a Dengue nos bairros pertencentes à área do ESF Jurumirim.
Os moradores devem fazer a limpeza nos quintais e descartar todo tipo de material que acumule água e possa se tornar criadouro do mosquito da Dengue como latas, garrafas, pneus, restos de madeira, móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos verdes.
Não serão recolhidos entulhos de construção.
A Prefeitura do município de Piraju, sob o comando do prefeito José Maria Costa e do Diretor de Saúde Paulo Sara, vem trabalhando intensamente no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue desde que  o governo federal e estadual começaram a se mobilizar para conter o aumento da doença.
O Brasil registrou 23.750 novos casos prováveis de dengue nas últimas 24 horas do dia 8 de março. Ao todo, são 1.342.086 infecções, segundo dados de 6ª feira (8.mar.2024) do Ministério da Saúde e 20 novas mortes foram confirmadas.
Piraju já registrou 80 casos da doença. As autoridades pedem o apoio da população para vencer a proliferação do mosquito e evitar assim mais casos da doença em nosso município.
 
Sempre focada em ações de prevenção a prefeitura de Piraju reuniu sua equipe dos setores de serviços públicos e outros e prontamente atendeu ao chamado do prefeito e os mutirões se intensificaram inicialmente nas áreas de maior incidência de casos. Nesta semana os trabalhos foram realizados nos bairros ligados as ESFs Teto e São Pedro.
 
Os trabalhos tiveram início logo na segunda-feira (dia 4) com uma reunião no gabinete do prefeito Zé Maria para definir as ações que seriam tomadas ao longo da semana.
Paulo Sara explicou que “tudo indica que o Brasil enfrentará em 2024 a pior epidemia de dengue da história, e por isso estamos nos mobilizando”. 
No primeiro mês e meio deste ano o Brasil, segundo agência Senado Federal “já contabilizou 524 mil pessoas doentes — o que equivale a 12 mil infecções a cada dia. Diferentes estados e municípios decretaram estado de emergência. No mesmo período do ano passado, como comparação, foram perto de 129 mil doentes. Isso significa que o número de casos até agora é quatro vezes o de 2023, que já havia sido um dos piores anos”. 
A agência considera a situação alarmante porque o pico da dengue ainda não chegou — normalmente é em abril — e a doença pode levar à morte. O Ministério da Saúde já registrou 84 mortos neste ano.
O diretor de Saúde, Paulo Sara, disse que o trabalho precisa ser cada dia mais intenso e aprimorado para que todos os focos do mosquito possam ser eliminados. A ESF Teto compreende uma região muito bastante populosa da cidade, e o trabalho foi realizado pelas equipes da prefeitura com sucesso. Somente nesse setor do Teto cerca de 4.200 são atendidas.
 
Em seguida foi a vez da região da ESF São Pedro receber as equipes da prefeitura para o mutirão de limpeza.
 
Durante o mutirão, as áreas públicas recebem o trabalho de roçada e limpeza, e os moradores depositam na calçada todos objetos que possam servir de criadouro do mosquito. Materiais como madeira, entulho verde, pneus, móveis velhos e demais inservíveis são coletados pelas equipes da prefeitura. Vale destacar que entulho de construção, não são coletados.
 
É bom destacar que mesmo com a limpeza de terrenos públicos e particulares os principais focos do mosquito estão dentro das residências, em pequenos recipientes que podem acumular água parada. Segundo estudos realizados pelo Ministério da Saúde, uma vistoria rápida de 10 minutos por toda a  casa, é uma ação que pode interromper o ciclo de vida do mosquito simples.
 
O Governo do Estado de São Paulo decretou estado de emergência para dengue. A Decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde.  O Estado registra mais de 144,8 mil casos e 33 mortes por conta da doença, até o início da semana.
 
No mesmo período, Piraju registrou 80 casos da doença. As autoridades pedem o apoio da população para vencer a proliferação do mosquito e evitar assim mais casos da doença em nosso município.