seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Perito Wagner Bruno após condenação injusta da época de prefeito, é reintegrado ao cargo (Entenda)

Postado à, 1980 dias atrás | 10 minutos de leitura

Perito Wagner Bruno após condenação injusta da época de prefeito, é reintegrado ao cargo (Entenda)
 
 
No dia 28 de abril de 2020 saiu no Diário Oficial de SP a reintegração ao cargo de Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Avaré da Superintendência da Polícia Científica de SP  do perito Wagner Bruno, ex prefeito de Avaré,  que ganhou na Justiça uma exaustiva ação para ser reintegrado ao seu cargo conquistado através de concurso público após ser exonerado  por uma questão jurídica da época em que era prefeito da cidade. O caso, injusto  certamente se tornará jurisprudência junto ao Tribunal de Justiça e poderá ser útil a outros funcionários públicos que ocupem cargos eletivos.  O jornal Folha de Piraju entrevistou o perito e ex- prefeito de Avaré que reassumiu seu cargo no início de maio sobre todo o transtorno que passou e a coragem que teve de lutar até o final, suportando descaso muitas vezes de próprios colegas e superiores, mas aguentando tudo porque sabia que a verdade no final prevaleceria.
Ele nos disse por telefone que em nenhum momento teve dúvidas de que obteria sucesso na sua causa por ser uma questão de justiça ele retornar ao cargo. 
Wagner Bruno é membro da equipe de perícia criminalística do IC Avaré e é considerado um dos melhores peritos pela precisão e detalhes dos seus laudos, inquestionáveis. Além de técnico em Edificações ele  trabalhou como escrivão de polícia em cidades da região antes de ser perito, foi agente de saneamento da Secretaria de saúde (todos cargos concursados como o de perito). Trabalhou como desenhista industrial na INCO . Formou-se em Ciências Contábeis pela FREA Avaré e em Administração de empresas pela FACCA Avaré . Gosta de lembrar que frequentou a escola estadual Cel. João Cruz e a escola estadual Dr. Paulo Novaes em Avaré. Como colega de trabalho no I.C. e dentro da polícia sempre foi conhecido por sua calma e mansidão, além da educação refinada ao tratar os companheiros de trabalho. Atencioso, prestativo e sempre militante em causas de direitos humanos. Foi prefeito após várias tentativas e na época venceu o ex- prefeito Joselyr Silvestre que tentava a reeleição. Os que trabalharam com ele na gestão de prefeito e que permaneceram seus amigos, porque na política há muitos desencontros, quando não, desvios de rotas movidas por traição e outros interesses, são unânimes em dizer que Wagner Bruno é um amigo leal e um homem de bem. 
Folha de Piraju: Wagner Bruno como foi a sensação de ser reintegrado a um cargo após uma decisão equivocada da Justiça que prejudicou sua vida pessoal, afinal o senhor ficou por um longo período privado de seus vencimentosde funcionário estadual por uma questão do âmbito político quando ocupou um cargo eletivo e não relacionada com o concurso público que o senhor prestou para perito criminal , cargo do qual o senhor ficou afastado enquanto prefeito de Avaré?
Wagner Bruno-  Sim, graças ao bom Deus venci a Ação Rescisória que impetrei com muita fé e ajuda de advogados e apoio de amigos junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Afinal, eram 35 anos de serviço público prestado junto ao Governo do Estado de São Paulo, onde ingressei em junho de 1984, entrando pela porta da frente, e de maneira alguma iriam me fazer sair pela porta dos fundos... Foi um momento de dificuldade, mas também de crescimento e resistência e principalmente de paciência e de convicção pessoal de que a Justiça seria feita.
Folha de Piraju- Na época o que levou a essa condenação absurda ? No seu caso sabemos que em nenhum momento o senhor cometeu qualquer ilícito.
Wagner Bruno - Quanto ao mérito da Ação que levou a essa condenação, estou bastante tranquilo, na verdade no início do meu governo como prefeito de Avaré (2001 - 2004), numa época onde não havia sequer “pregão eletrônico”, tivemos que adquirir medicamentos de maneira emergencial, medicamentos de alto custo, inclusive para atender decisões da própria Justiça, portanto, foram ações para atender à população da cidade. Desde que tomei conhecimento dessa absurda decisão, do Juízo e Ministério Público de Avaré, referente à perda da “função pública”, em especial do meu “cargo público” de Perito Criminal,  passaram-se  1 ano e sete meses de reuniões, busca de orientações, idas e vindas de São Paulo, noites sem sono. Foram 12 meses sem receber meus vencimentos; constrangimentos os mais diversos, como inadimplência junto à instituições bancárias, empréstimo pessoal, inscrição de meu nome em instituições de proteção ao crédito, bloqueio de tratamento de saúde junto ao IAMSPE etc... 
Folha de Piraju- Quem o ajudou nesse período ?
Wagner Bruno- Devo muito à Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que nomeou na minha causa a advogada Dra. Gabriela de Castro Ianni, ao Dr. José Roberto Batochio, que gentilmente deu sua contribuição na Ação, e a outros advogados de Avaré que me deram orientações jurídicas, como Dr. César Piagentini Cruz, Dr. Cláudio Manoel de Oliveira, Dr. Cristiano Porto Ferreira, Dr. Vagner Bertoli, Dra. Gianini Cristina Demarquis Pinto, Dr. Felipe Francisco Parra Alonso, Dr. Leonardo Ward Cruz. E também tive  apoio do Dr. Cláudio Mansur Salomão e do deputado Federal Paulo Teixeira do PT/SP. Não posso deixar de citar ainda  e  agradecer as orientações administrativas que tive do casal Deira e Horacinho Villen assim como ao apoio e confiança que tive do Engenheiro Civil Giovani Antonangelo que me abriu as portas de seu escritório de engenharia para que pudesse desempenhar trabalho profissional porque sou formado em edificações.
Folha de Piraju- A torcida pela sua volta foi grande não ?
Wagner Bruno- Foi grande sim a torcida, orações de familiares e amigos, que vibraram com a minha volta e com essa importante e justa vitória. Nada é por acaso, tudo tem o seu propósito, nesse período pude refletir e aprender muita coisa, entre elas, quem são os amigos de verdade. A Justiça de Deus pode tardar, mas não falha ! Nem sei como agradecer a todos que me apoiaram nesse período. Muito obrigado a todos é a mensagem que quero deixar.
 
 
Histórico Familiar
Wagner Bruno Postou numa ocasião quando completou 54 anos uma foto antiga da familia no seu Facebook  onde completa um ano junto aos pais  Aristides Bruno e Elza Curto Bruno. E disse na ocasião  “Naquele momento em que completava meu primeiro ano de vida, em 06/09/1964, que eu pudesse chegar, graças a Deus, aos meus 54 anos. Meu pai, de profissão encanador, que em 27/02/1972, aos 35 anos de idade, nos deixou logo cedo, e lá já se vão 45 anos; E minha mãe, doméstica e servente escolar e com o dom especial da culinária, principalmente das "balas geladas", que nos deu sustento por muitos anos. Graças a eles, e seus bons exemplos de simplicidade, retidão e honradez, pudemos chegar até aqui, eu e minha irmã Maria Cristina, sempre procurando externar esses exemplos para nossos filhos, familiares, amigos e para onde quer que a gente vá”.
Ele é casado com Nelize Bruno e o casal tem a filha Lara.

Compartilhe:

Facebook WhatsApp E-mail