seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

PARQUE FECAPI : OUTRA OBRA QUE FAZ A DIFERENÇA NA GESTÃO JOSÉ MARIA

Postado à, 32 dias atrás | 7 minutos de leitura

PARQUE FECAPI : OUTRA OBRA QUE FAZ A DIFERENÇA NA GESTÃO JOSÉ MARIA
PARQUE FECAPI PREFEITO CLÁUDIO DARDES RECEBE MELHORIAS 
SEM PARAR NA ADMINISTRAÇÃO ZÉ MARIA
 
O Parque Fecapi, ou seu nome original recinto de exposições, Prefeito Cláudio Dardes, vem recebendo significativas melhorias na administração do atual prefeito José Maria Costa. Recentemente o Conselho Municipal de Turismo (o COMTUR ),aprovou os objetos da verba do Dade 2023 destinando os recursos a novas obras no local.. A ideia é de que o parque seja cada vez o principal atrativo turístico da nossa estância e uma permanente área de lazer para a população. Confira como vai ficar o Parque Fecapi, com 4 novos projetos:
ÁREA DE RECREAÇÃO E LAZER INFANTIL: O projeto proposto consiste em duas áreas de lazer e recreação pensadas para crianças com diferentes faixas etárias. A primeira, denominada Parque 1, contará com brinquedos mais elaborados, criativos, que instigam a imaginação e a exploração, além de uma pista para bicicleta em torno de toda a área, tudo direcionado para crianças acima de 8 anos. O grande diferencial dessa área será um deck em forma de barco, bem no centro do parque, com dimensões volumosas, projetado todo em madeira, pensado para incentivar a imaginação infantil. Conta também com infraestrutura de apoio, como bancos, iluminação e pergolados para aumentar a área de descanso/sombra. 
 
O segundo espaço, denominado Parque 2, contará com brinquedos mais simples e intuitivos, para atender as crianças pequenas de 0 a 8 anos. O grande atrativo desse espaço será uma réplica reduzida da atual Trilha das Corredeiras, obra executada no mesmo Recinto da Fecapi com a verba do DADE 2022, que é um enorme sucesso turístico da cidade. 
 
A ‘trilhinha’ consiste em um deck de madeira de comprimento expressivo, com rampas, descidas e curvas, que pode ser usado para diferentes brincadeiras. Ambos os espaços contarão com brinquedos inclusivos e adaptados para atender as crianças com necessidades especiais de diferentes espectros.…
PROJETO 2: NOVA PORTARIA: A atual portaria não condiz mais com o aspecto que o Parque está tomando, além de ser muito antiga e estar com a estrutura toda deteriorada. O novo conceito arquitetônico traz elementos estruturais de madeira, elementos decorativos de pedra e tijolinhos maciços de barro, fazendo uma conexão da portaria com os outros objetos do Parque, como por exemplo, a nova infraestrutura da fachada, os sanitários e a troca de toda a pavimentação por lajotas de concreto (objetos que estão em construção com verbas do DADE 2022). O projeto proposto contará com entrada ampla e segura para os pedestres, item importantíssimo que a atual construção não possui, além de entrada e saída separadas para os veículos e guarita centralizada com banheiro e copa para o vigia.
 
PROJETO 3: CALÇADAS, ACESSIBILIDADE, SINALIZAÇÃO, MOBILIÁRIO E TRILHA DE CAMINHADA: O objeto consiste em uma união de vários itens fundamentais para a boa utilização do Parque. 
O primeiro deles são as calçadas com rampas de acessibilidade, pois o parque não possui calçadas, e as poucas que têm são estreitas e assimétricas. Os pedestres dividem as ruas com os veículos, estacionados ou em movimento, causando um grande transtorno e falta de segurança para todos. As novas calçadas vão se conectar com as calçadas existentes fora do parque, e fazer um percurso coerente interligando todos os edifícios do parque, como restaurantes, sanitários e atrativos. 
 
O segundo item são as placas para identificação das edificações e uma padronização do mobiliário urbano (como bancos e lixeiras). No parque há diversos quiosques, dois restaurantes, galpões multiuso que recebem eventos durante o ano todo, áreas de estacionamento e diversos atrativos, todos sem nenhum tipo de sinalização defronte ao edifício. A proposta é identificar e padronizar cada elemento, e ainda colocar placas em lugares estratégicos direcionando os usuários.
 
O terceiro item consiste em uma pista de caminhada que contemple todo o perímetro do parque, ou pelo menos grande parte dele. O percurso contará com áreas já pavimentadas, passando pelas avenidas principais e pelo calçadão, entrará na Trilha das Corredeiras (atrativo construído com o DADE 2022), que margeia o rio Paranapanema e por fim, ao final do deck de madeira, entrará na mata nativa do parque, local pouquíssimo explorado até agora, mas que conta com uma beleza inenarrável. Usaremos um percurso muito antigo, conhecido atualmente apenas por pescadores, mas manteremos o conceito de trilha em mata fechada. O trecho em mata finaliza-se nos fundos do parque, e se junta ao trecho pavimentado completando uma caminhada de mais de um quilômetro.
 
PROJETO 4: SISTEMA DE SEGURANÇA: O Parque Fecapi está sendo furtado e deteriorado há muitos anos. Devido a sua dimensão e diversos lugares ocultos, houveram furtos até durante o dia. Junto a isso, há uma grande preocupação com todo o investimento dos últimos anos, com as atuais construções e os futuros atrativos do parque. Portanto, o objeto proposto conta com câmeras de segurança que serão instaladas em postes altos e bem distribuídos, para que se tenha uma visão ampla de todo o perímetro do parque, com monitoramento 24 horas por empresa especializada. Assim que as instalações elétricas estiverem prontas e as câmeras posicionadas, será aberto processo licitatório para contratação de empresa especializada em segurança e monitoramento.