A Delegacia de Polícia de Taguaí deflagrou, na manhã desta terça-feira (03), a Operação “Chat Milionário”, resultado de meses de investigação que apuraram a prática de crimes de estelionato, associação criminosa, falsa identidade e corrupção de menores. A ação contou com o apoio da DIG de Avaré, GOE, DEIC de Sorocaba e policiais civis das unidades de Fartura, Manduri e Itaí.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em oito endereços localizados nos municípios de Taguaí e Sorocaba. Também foram executados três mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional das Garantias da 3ª Região Administrativa Judiciária de Bauru, no âmbito de inquérito policial que investiga o esquema criminoso.
As investigações tiveram início após o registro de ocorrência envolvendo um idoso de 79 anos, morador de Taguaí, que relatou estar sendo vítima de constantes pedidos de dinheiro feitos por duas irmãs, de 23 e 18 anos. Segundo apurado, o contato teve início pela internet e evoluiu para sucessivas transferências bancárias, todas realizadas via PIX.
De acordo com os elementos reunidos, o idoso era induzido a realizar depósitos sob justificativas falsas e dramáticas, envolvendo supostos acidentes, prisões e situações emergenciais. Ao longo do período investigado, os valores das transferências ultrapassaram a cifra de R$ 1 milhão.
No decorrer da apuração, também foi identificado o envolvimento de um homem de 29 anos, companheiro de uma das investigadas, apontado como integrante do grupo responsável pelas fraudes. O trio é investigado por atuar de forma organizada, com divisão de tarefas e utilização de identidades fictícias para enganar a vítima.
Na cidade de Tejupá, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sendo capturados o homem de 29 anos e a mulher de 23 anos. Ambos foram localizados em residência no distrito de Ribeirão Bonito. Após a captura, passaram por exame de corpo de delito e agora estão à disposição da Justiça.
A terceira investigada, de 18 anos, foi localizada no município de São Paulo. Contra ela também havia ordem judicial de prisão preventiva.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos aparelhos celulares de diferentes marcas, além de um veículo automotor. Os dispositivos eletrônicos serão submetidos à perícia, com o objetivo de aprofundar a análise das comunicações e identificar eventuais outras vítimas.
A Polícia Civil destaca a importância da denúncia em casos semelhantes e orienta especialmente idosos e familiares a redobrarem a atenção em contatos virtuais que envolvam pedidos frequentes de dinheiro ou relatos de emergências. As investigações prosseguem para completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização de todos os envolvidos.