O mestre e tradutor Erik Pema Kunsang, um dos principais difusores do budismo tibetano no Ocidente, estará no Brasil em outubro para conduzir três encontros apenas presenciais Será uma oportunidade rara para quem vive na nossa região distante dos centros de Dharma ter contato direto com esse ensinamento milenar, transmitido de forma simples, poética e profundamente prática, especialmente no segundo e terceiro encontros que serão em São Paulo numa noite no espaço Espaço Hakka no bairro da Liberdade em SP (dia 16 de outubro) e no templo Odsal Ling, Cotia (SP) nos dias 18 e 19 de outubro.
Inscrições pelo link hakkaeventos.com.br Em São Paulo, Erik ministra a palestra Práticas para Abrir o Coração, explorando o tema do “suspiro suave” e “as quatro flores” — metáforas que simbolizam abertura, delicadeza e compaixão. O encontro será realizado em SP no Espaço Hakka, Rua São Joaquim, 460, bairro da Liberdade, a poucos metros da estação São Joaquim do metrô.
As inscrições podem ser feitas diretamente também na página evento clicando
18 e 19 de outubro – Odsal Ling, Cotia (SP) odsalling.org/eventos/ensinamento-erik-pema-kunsang-outubro-2025 Encerrando a programação, o retiro O Dharma do Céu Aberto oferece uma imersão nos Quatro Dharmas de Gampopa, ensinamento fundamental transmitido por Tulku Urgyen Rinpoche. O evento acontecerá no Templo Odsal Ling, Rua dos Agrimensores, 1461, Cotia (SP), com modalidades de inscrição que incluem hospedagem e alimentação. Contato: eventos@odsalling.org / telefone (11) 4703-4099. Algumas atividades e transmissões poderão ser acompanhadas online, conforme as informações do próprio templo no link acima.
Este retiro oferece uma oportunidade rara de mergulhar nos Quatro Darmas de Gampopa, tal como ensinados por Tulku Urgyen Rinpoche — não como teoria, mas como um caminho direto para o despertar. Tulku Urgyen utilizava esses quatro versos como a estrutura viva de seus ensinamentos, conduzindo os praticantes da aspiração à realização.
Erik Pema Kunsang, seu discípulo próximo e tradutor, transmite essa abordagem com simplicidade, precisão e clareza sincera, por meio de contemplações diretas, meditação e integração com a vida cotidiana. A prática aqui não é elaborada nem distante — é íntima, direta e profundamente eficaz.
11 e 12 de outubro – CEBB Caminho do Meio, Viamão (RS) cebb.org.br/erik-pema No primeiro encontro, Erik apresenta os ensinamentos transmitidos porPadmasambhavaà sua discípula Yeshe Tsogyal, considerada uma emanação feminina de sabedoria. São instruções de grande beleza e profundidade, que falam à mente e ao coração, preservadas por séculos no Tibete e agora apresentadas ao público brasileiro. ► O CEBB Caminho do Meio fica na Estrada Caminho do Meio, 2600, Viamão (RS). As inscrições sãopresenciais, e, conforme o site oficial, não haverá transmissão online. Contato: cebbcm@gmail.com
O que é o Dharma
A palavra Dharma, de origem sânscrita, significa “aquilo que sustenta”. Na tradição budista, representa o ensinamento do Buda, caminho de lucidez, ética e compaixão que conduz à libertação do sofrimento. Embora tenha surgido cinco séculos antes de Jesus Cristo, o Dharma compartilha com o cristianismo valores universais como a compaixão, a equanimidade e a bondade. Mais que um conjunto de crenças, é uma prática viva de atenção, lucidez e sabedoria que atravessa o tempo e segue iluminando a experiência humana na sua jornada tão efêmera.
O vídeo utilizado nessa postagem/reportagem é "um trechinho do encontro com Erik Pema Kunsang no Intensivo SIM 2023 (http://olugar.org). Para receber mais ensinamentos de Erik Pema Kunsang: https://bodhitraining-brasil.com.br/d...http://gomde.dk/ Erik nasceu na Dinamarca e desde 1972 estuda e pratica os ensinamentos de Buda. Ele foi treinado por muitos mestres, incluindo Tulku Urgyen Rinpoche, com quem permaneceu por 16 anos como aluno, assistente e intérprete. Desde 1975 é guiado por Chökyi Nyima Rinpoche. Com o incentivo de Rinpoche, Erik iniciou um centro de estudos e um programa de tradução em 1981, ambos com o nome de Rangjung Yeshe. Sob orientação de grandes mestres, Erik traduziu e publicou mais de 60 livros. Em 2016, Erik fundou o BodhiTraining, um programa educacional de dois anos que explora todos os níveis de percepção dos ensinamentos do Buda, dando aos participantes a oportunidade de se conectar com o dharma de maneira gradual, experiencial e interativa. No ano passado, Erik Pema Kunsang recebeu o maior prêmio concedido pela Khyentse Foundation. Na ocasião, Dzongsar Khyentse Rinpoche o descreveu como "um praticante genuíno do Dharma, algo raro mesmo entre tibetanos". Atualmente, ele leva uma vida tranquila com sua esposa Tara no centro budista Rangjung Yeshe Gomde, na Dinamarca, ensinando, praticando e cantando mantras e canções budistas, além de um pouco de jardinagem. (fonte deste texto O lugar / comunidade online de transformação com participantes de vários cantos do Brasil. Toda semanase juntam diariamente para experimentar uma prática. Para entender como funciona e participar: http://olugar.org (só clicar)