seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Morreu no Vietnã o mestre zen budista Thich Nhat Hanh de 95 anos

Postado à, 818 dias atrás | 2 minutos de leitura

Morreu no Vietnã o mestre zen budista Thich Nhat Hanh de 95 anos
O mestre zen vietnamita Thich Nhat Hanh - um líder espiritual, autor, poeta e pacifista ativo de renome mundial - morreu neste sábado (22) à meia-noite (horário local), em seu templo raíz, o Templo Tu Hien, em Hue, Vietnã. Ele tinha 95 anos.
“Nosso amado professor Thich Nhat Hanh faleceu em paz”, disse sua sangha (comunidade), a Plum Village Community of Engaged Buddhism, em um comunicado no Facebook e outras redes sociais. 
“Convidamos nossa família espiritual global a tirar alguns momentos para ficar quieta, para voltar à nossa respiração consciente, enquanto juntos mantemos Thay em nossos corações em paz e gratidão amorosa por tudo que ele ofereceu ao mundo.”
Viveu 39 anos no exílio impedido de voltar ao seu país. 
Sobre Martin Luther King há um relato muito interessante no Facebook de Thich (professor) Nhat Hanh. Os dois estiveram juntos na luta contra a guerra do Vietnã. Veja o relato:
"Tomámos chá juntos no quarto dele (King), e depois fomos para uma conferência de imprensa. Na conferência de imprensa, o Dr. King pronunciou-se pela primeira vez contra a Guerra do Vietnã. Foi nesse dia em que juntamos os nossos esforços para trabalhar pela paz no Vietnã e lutar pelos direitos civis nos EUA. Concordamos que o verdadeiro inimigo do homem não é o homem. Nosso inimigo não está fora de nós. O nosso verdadeiro inimigo é a raiva, o ódio e a discriminação que se encontra nos corações e mentes dos homens. Temos que identificar o verdadeiro inimigo e procurar formas não violentas de removê-lo". 
Thich Nhat Hanh escreveu mais de 100 livros.
Para saber mais acesse essa reportagem do portal meio norte