seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Moçambique participa do Revelando SP e já gravou vídeo de dança que é patrimônio cultural de Piraju

Postado à, 927 dias atrás | 2 minutos de leitura

Moçambique participa do Revelando SP e já gravou vídeo de dança que é patrimônio cultural de Piraju
Dia 25/09, no Centro de Convenções “Dr. Richardson Louzada”, o Grupo Moçambique gravou cenas para participação no programa. Neste sábado foi dia de gravar o Grupo de Moçambique para o Revelando SP 2021, aprovado no programa Juntos Pela Cultura 2021.
Serão 7 mil reais em prêmio, pela apresentação do grupo no evento.
O Revelando SP é o maior evento de cultura tradicional da América Latina e o Grupo de Moçambique Leal Bahia é a maior expressão da cultura tradicional da Estância Turística de Piraju, Patrimônio Imaterial do Município. "Gratidão ao mestre Zé Leal e a todos os integrantes do grupo por este dia de cultura viva" , como tão bem disse no seu facebook Leandro Fonseca funcionário municipal que assessora a área de Cultura no município.
O programa Revelando SP,  trouxe essa conquista para a cidade em razão de projeto desenvolvido pelo Departamento de Cultura aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em julho de 2021.
O projeto foi um dos quatro Editais em que Piraju participou e foi contemplado. Como o Revelando 2021 ainda será realizado na versão online, com o vídeo editado com as danças do Grupo que está sendo produzido pelo assessor de Comunicação da prefeitura, Roberto Bersi e será enviado ao governo paulista, possibilitando a premiação pela participação no evento.
O Moçambique de São Sebastião do Tijuco Preto é um grupo reconhecido por lei municipal como patrimônio cultural e imaterial de Piraju.
Em tempo: Só uma curiosidade: Importante lembrar que essa dança de tradição cultural foi trazida à Piraju pela família de Benedito Bahia no final de século XIX, quando um dos seus integrantes, talvez bisavô dos líderes atuais do Moçambique vieram da região de Jacareí no vale do Paraíba. Essas informações são dos estudos da genealogia da chegada da família Ramos da Silva e Ramos Arantes ao município.