seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Mais 6 casos positivos de COVID 19 na testagem de hoje. Outros 4 de laboratórios particulares.

Postado à, 1388 dias atrás | 4 minutos de leitura

Mais 6  casos positivos de COVID 19 na testagem de hoje. Outros 4 de laboratórios particulares.

A Prefeitura de Piraju prosseguiu neste sábado 27 de junho, o plano de testagens aleatórias programado à cada 20 dias. Dos 100 testes 6 testaram positivo quatro mulheres e dois homens. E a enfermeira Juliana Vetrone informou à imprensa de Piraju que há outros quatro casos confirmados em laboratório particular. E que o Boletim deverá sair com 10 novos casos confirmados, mas todos passam bem e daqui em diante já estão sendo monitorados pelo Departamento de Saúde do Município.

Os testes de hoje  foram direcionados a pessoas entre 20 e 49 anos que não fazem parte dos protocolos  do Ministério da Saúde.  E apenas uma pessoa por família foi testada. Os testados tinham algum sintoma típico da COVID 19. 

A Prefeitura deverá manter o período de 20 dias entre uma testagem e outra. Em cada local serão aplicados 20 testes, mas o Comitê não divulga antecipadamente os locais para evitar aglomerações. Ouça o áudio da enfermeira Juliana Pansanato Vetrone, uma das coordenadoras do Comitê Municipal sobre o tema.

Juliana também fala um pouco sobre a real situação real do COVID 19 em Piraju e a visão do Comitê

Em Piraju diferente de outros locais na região de Bauru à qual pertencemos, a testagem começou já no dia 6 de junho com a primeira etapa de 100 pessoas, mesma quantia que será testada agora e por iniciativa do Comitê local.
O plano do Pólo é fazer pelo menos 600 testes , 100 a cada 20 dias.  Na primeira etapa realizada no início do mês de junho em 100 testados 7% testaram positivo, o quep Comitê à época justificou o aumento repentino do número de casos no boletim diário. 
"Tivemos como amostra 100 pessoas testadas através do teste rápido COVID-19 na faixa etária de 20 a 49 anos em 5 (cinco) pontos estratégicos da cidade", explicou na ocasião Juliana Pansanato Vetrone, enfermeira e uma das coordenadoras do pólo. Ela passou as porcentagens de toda essa primeira etapa através do relatório do Comitê. Vejam então: foram 55% mulheres e 45% homens. Noventa e um por cento trabalhadores ativos e 9% inativos. Brancos (91%, pardos 4% e negros 5%). Dentro da Estratégia da Família foram  avaliados pessoas dos bairros Cantizani(17%), Centro Rural(11%) Eldorado(10%), Jurumirim (18%) São José (0,6%) São Pedro (0,7%), Teto(0,9%, Tibiriçá 1 (0,9%)e Tibiriçá 2 (13%).

Nessas amostragens 38% tinham sintomas e  62% não.

Entre eles avaliou-se quem tinha contato próximo com caso suspeito ou confirmado de COVID 19. Desses  19% estão nessa situação e 81% não. Dos avaliados tomaram Vacina da influenza este ano (2020) 55% e 45% não tomaram.
Também foram contados os casos de pessoas com comorbidades que estão no grupo maior de risco do COVID 19. Desse universo de rastreamento: 12%  hipertensos, diabetes 2%, obesos 8%, gestantes 2%, doenças neurológicas 1%, doenças respiratórias 1%, doenças endócrinas 2%. E 72% não têm doenças de risco.
Das testagens  7% deram positivo e  93% negativados. Dos positivos 4% do sexo masculino, e 3 % feminino e 2 recuperados. Importante lembrar que os dois casos recuperados tiveram testagem positiva, mas já sem nenhum sintoma e que teriam ultrapassado o período de observação da doença. E estão entre os 7 novos casos que apareceram nessa primeira fase de testagens. Mais uma vez importante lembrar que isolamento, distanciamento social, máscaras e bons hábitos de higiene continuam valendo porque estamos em plena pandemia.